Prefeitura e CPFL investem em projetos para revitalização do Centro Histórico, Eficiência Energética e expansão na rede de distribuição de energia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de março de 2012 as 15:23, por: cdb

Ribeirão Preto, 15 de Março de 2012

Prefeitura e CPFL investem em projetos para revitalização do Centro Histórico, Eficiência Energética e expansão na rede de distribuição de energia
Em reunião com presidente da empresa e comerciantes, prefeita assina termo de compromisso para obras

 

Fotos Roberto Galhardo

Prefeita Dárcy Vera explica como o projeto será desenvolvido

 
Ribeirão Preto está prestes a receber uma obra histórica na região central. A primeira etapa, prevista para ter início em abril, consiste na colocação de fiação elétrica subterrânea em 10 quarteirões do centro da cidade.

Durante a reunião, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 14, no Salão Nobre da Prefeitura, também foi anunciada a ampliação de capacidade de uma nova substação da CPFL para aumentar a distribuição de energia da cidade, que abastecerá cerca de 150 mil novas residências, além da participação de escolas municipais, onde foram substituídas lâmpadas e reatores por meio do “Programa de Eficiência Energética”.

Na oportunidade, a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, solicitou ao presidente da CPFL, Hélio Viana, que todas as escolas do município sejam incluídas no programa, e foi prontamente atendida. “Agora todas as escolas poderão utilizar energia de forma sustentável, além de oferecer ensino de qualidade à população”, disse.

Quanto à instalação de fiação elétrica subterrânea, parte do Projeto de Revitalização da área central de Ribeirão Preto, a prefeita esclareceu aos comerciantes que estavam presentes, quanto ao processo da primeira etapa do projeto “Cidade Histórica” que consiste no aterramento dos fios e retirada dos postes de energia.

Hoje existem aproximadamente 40 postes da região, que serão substituídos pela fiação será subterrânea.  “Nesta fase do projeto serão aplicados R$ 7 milhões em obras de fiação subterrânea e manutenção das redes de água e esgoto, perfazendo um total de dez quarteirões da região central”, explicou a prefeita.

 

Presidente da CPFL, Hélio Viana, ressalta as qualidades que a cidade de Ribeirão Preto possui. “Deve ser um privilégio morar nesta cidade”

 

De acordo com Hélio Viana, o projeto global de fiação subterrânea deve ficar pronto até dezembro deste ano. Neste período, além da fiação, também será trocado o piso da área central. “Estamos prontos para atender as solicitações que a prefeita nos fizer. Ribeirão Preto é uma cidade que está em plena expansão e para que a cidade acompanhe o crescimento é necessário que exista infraestrutura ”, salientou.

A iniciativa, que faz parte do projeto “Cidade Histórica”, conta com a participação da secretarias da Cultura, Planejamento e Meio Ambiente, que recupera e revitaliza a estrutura de diversos bairros da cidade, começando pelo centro de Ribeirão Preto.

“No dia em que as luzes se acenderem nos dez quarteirões que compreendem o centro da cidade, todos estaremos presentes para um aplauso coletivo que representará o desenvolvimento econômico e resgate histórico que Ribeirão Preto conquistará com esta iniciativa”, ressaltou a prefeita.

Logo após os anúncios, a prefeita reuniu-se com representantes de empresas de telefonia para discutir a possibilidade da parceria destes com a prefeitura para migração da fiação dos postes para subterrânea.

Além de comerciantes e representantes da Companhia Paulista de Força e Luz, estiveram presentes no evento o vice- prefeito Marinho Sampaio; a secretária da Cultura, Adriana Silva; os vereadores Nicanor Lopes, Bertinho Scandiuzzi, Marcelo Palinkas e Saulo Rodrigues; Lino Strambi, vice-presidente da Associação Comercial Industrial de Ribeirão Preto e o coordenador da Associação dos Moradores e Empresários do Centro, Marcos Zeri Ferreira.

 

Prefeita assina termo de parceria com a CPFL para instalação da rede subterrânea no Centro Histórico