Prefeitura e Aprafad orientam produtor rural sobre agrotóxico

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 12:28, por: cdb

A secretaria municipal de Agronegócios, em parceria com a Associação dos Pequenos Produtores da Agricultura Familiar de Divinópolis (Aprafad), realizou uma pesquisa para avaliar os efeitos do uso de agrotóxico na saúde do produtor rural. A ação aconteceu hoje (22/03/2012) na comunidade de Passagem, na zona rural. Cinquenta produtores compareceram para coleta de sangue. O resultado sairá em 30 dias e produzirá dados que serão usados para prevenção de contaminação com agrotóxico.

De acordo Adenilsom Martins Caixeta, engenheiro agrônomo da Aprafad, a iniciativa obteve grande adesão popular. “Foi público muito significativo, queremos produzir alimentos com mais qualidade e não provocar danos à saúde do consumidor e nem a ele, pois ele está muito exposto. O pessoal participou em massa mesmo, desde produtores que trabalham com hortaliças, gado de leite, que tem canavial, entre outros”, apontou.

O secretário de Agronegócios, Paulo Marius, destaca a importância da segurança alimentar. “Recebemos a enfermeira Vanessa Faria, que estuda na Funedi e trabalha na fundação Ezequiel Dias. Ela veio fazer coleta de sangue nos produtores rurais da agricultura familiar e também medir a possível contaminação com o uso de agrotóxico. É muito importante caminhar com uma segurança alimentar, dentro de critérios de carência do uso de agrotóxico”, destacou.