Prefeitura do Rio restaura Chafariz da Glória

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 4 de setembro de 2012 as 10:38, por: cdb
O chafariz da Glória, na Zona Sul da cidade, que nos últimos anos vinha sendo alvo preferido de vândalos

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, com o Iphan/RJ e a Cedae, entrega restaurado nesta terça-feira, o chafariz da Glória, na Zona Sul da cidade, que nos últimos anos vinha sendo alvo preferido de vândalos.

A Prefeitura também assume a manutenção do chafariz, o que era feito pelo Iphan, e recebe da Cedae a responsabilidade de ocupar a área anexa ao chafariz, que passará a sediar uma unidade da Gerência de Monumentos e Chafarizes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos. Com a ocupação permanente do espaço, espera-se garantir maior proteção ao chafariz da Glória, um dos monumentos históricos que mais sofreu com atos de vandalismo na cidade.

A restauração contou com retirada da vegetação existente, limpeza de pichações, recomposição dos elementos artísticos com argamassa de reposição, remoção de arames farpados, pintura, limpeza da cantaria, além de colocação de vidro laminado nas bordas dos tanques que compõem o chafariz, melhorando o resguardo desses elementos. O monumento também volta a ter água nas suas bicas e recebeu novo sistema de iluminação, por meio da modernização dos projetores.

Bem tombado pelo Iphan em 1938, o Chafariz da Glória foi construído durante o vice-reinado do Marquês do Lavradio (1769-1779) é composto por uma cantaria de gnasse, possui quatro bicas, duas pilastras culminadas em alto relevo curvo.

– Essa parceria da Prefeitura com Iphan e Cedae vai garantir cuidado permanente com o chafariz da Glória. A instalação de uma unidade de Gerência e Monumentos e Chafarizes no local vai ajudar a proteger esse monumento que tem grande valor histórico para o Rio de Janeiro e para o Brasil – afirmou o secretário de Conservação e Serviços Públicos Carlos Roberto Osorio.

Comments are closed.