Prefeitura disponibiliza cursos para Organizações Juvenis

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 13:04, por: cdb

Com o objetivo de qualificar e capacitar os líderes de juventude na elaboração de projetos, a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal da Juventude – SEMJUV lançará nesta quinta-feira (19), às 9h, no auditório da Casa da Cultura, o projeto Inforjovem, que disponibilizará cursos profissionalizantes para as organizações juvenis.

O projeto InforJovem irá auxiliar os grupos de juventude na elaboração e gestão de projetos e na obtenção de recursos para suas atividades. Além disso, o projeto oferece 120 vagas para as organizações juvenis. Para facilitar o acesso as aulas, os dois cursos funcionarão na própria sede da Semjuv, que fica localizada na rua São Pedro 1504, no centro da cidade.

Os grupos interessados terão a oportunidade de ingressar no curso da Área de elaboração de projetos e capacitação de recursos ou no curso para Lideranças Juvenis. O primeiro curso será ministrado para duas turmas e funcionará de 18 às 21 h, com uma carga horária de 40h/a e será divido em quatro módulos: 1º- Elaboração e Captação de Recursos; 2º-Gestão de Projetos Sociais e Prestação de Contas; 3º- Utilização do SINCOV e 4º- Liderança Juvenil.

O curso de elaboração de projetos e capacitação de recursos tem o objetivo de capacitar os jovens sobre como utilizar as ferramentas de Gerenciamento de Projetos e como garantir recursos para a execução destas ações. Além disso, o curso irá ensinar os jovens a utilizarem as ferramentas do Portal de Convênio do Governo Federal – SINCOV.

Com relação ao curso de Lideranças Juvenis, será divido em duas turmas de 30 pessoas e terá carga horária de 20h/a. Esse curso pretende formar novos líderes e desenvolver habilidades para a negociação, o tratamento e manuseios de conflitos. A atividade será ministrada todos os sábados no auditório da Semjuv.

No final do curso cada jovem receberá um certificado, para o recebimento o aluno deverá ter frequentado no mínimo 75% da carga horária do curso.

“Os cursos oferecidos irão capacitar os grupos de juventude na elaboração e gestão de projetos. Além de formar novos líderes que irão garantir mais políticas públicas de juventude e que irão fazer a diferença em nossa cidade”, finaliza a secretária municipal de juventude, Erinalda Feitosa.