Prefeitura de Santo André entrega mega pacote de saúde e lazer

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 13 de março de 2012 as 06:39, por: cdb

13/03/2012 – 09:38 Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Até maio serão entregues à população 30 academias ao ar livre. Outras 18 ficam prontas até o fim do ano.

Prefeito inaugura Academia ao Ar Livre na Praça Cacilda Becker, no Centreville
Fotos: Caio Arruda/PSA

[A Prefeitura de Santo André, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP), vai entregar à população 30 Academias ao Ar Livre até o fim de maio.  Para o último semestre, serão finalizadas outras 18 unidades, totalizando 49 espaços distribuídos pela cidade, a exemplo da Praça Kennedy, que foi entregue à população no ano passado. 

A Administração investiu cerca de R$ 3 milhões em equipamentos e na revitalização de parques e praças que abrigarão as academias. A iniciativa visa a promover saúde e lazer de graça para as famílias andreenses, que ganharão mais saúde e qualidade de vida, sem ter de gastar um tostão.

Pesquisa recente divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que o gasto com atividades físicas em academias ficou 5,22% mais caro em fevereiro. Nos últimos 12 meses, as mensalidades sofreram reajuste médio de 8,76% acima da inflação do período (de 5,84%). “A prática de exercícios físicos constitui importante fator para a prevenção de doenças, além de combater o sedentarismo”, afirmou o prefeito Dr. Aidan Ravin.  

Inaugurações 

[img_assist|nid=8218|title=Dr. Aidan Ravin entrega à população a terceira Academia ao Ar Livre|desc=|link=node|align=center|width=640|height=394]

No sábado (10) e no domingo (11), foram entregue à população as academias das Praças Cacilda Becker, no bairro Centreville, e Áurea, na Vila Palmares. O prefeito participou das inaugurações e, na oportunidade, aproveitou para plantar, em cada localidade, uma muda de pitanga.  

Processo para aquisição dos equipamentos 

Dr. Aidan explicou que os equipamentos de alongamento e ginástica foram comprados por meio de licitação (contrato 427/11), que habilitou a empresa Comagna Brasil Comercial Ltda-ME a fornecer o material e a instalação. Após o descumprimento contratual da primeira, foi contratada a empresa Julio Cesar Gasparini Junior ME – segunda colocada no processo licitatório – pelo mesmo valor do contrato anterior, por dispensa de licitação fundamentada no inciso XI do artigo 24, da Lei Federal 8666/93.

“A vencedora da licitação não cumpriu com as determinações do contrato, o que atrapalhou todo o processo. Mas conseguimos contornar o problema e viabilizar o projeto”, pontuou. O prefeito salientou, ainda, a importância de integrar a comunidade e trazer as famílias de volta às praças.  “Essas academias foram criadas para estimular  a convivência entre jovens, idosos e crianças, integrando-os por meio do esporte com o objetivo de tornar Santo André cada vez mais humana”, considera.

[img_assist|nid=8219|title=Prefeito participa de aula de alongamento, antes de estrear equipamentos recém inaugurados|desc=|link=node|align=center|width=640|height=427]

Estrutura 

As academias são montadas sobre pisos intertravados, que não retêm água da chuva em praças e parques da cidade. As áreas que abrigam as academias ao ar livre recebem tratamento paisagístico e melhorias como revitalização de calçadas, iluminação e acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

 São dispostos 15 aparelhos de alongamento e ginástica, compostos por Espaldar, Jogo de Barras, Flexor e Extensor de Pernas, Abdominal Sentado, Abdominal, Multiexercitador 6 Funções, Roda Dupla Diagonal com Rotação Vertical, Remada Sentada, Peitoral Duplo, Leg Press e Twist Lateral, Simulador de Caminhada, Remador, Bicicleta, Simulador de Escada e Esqui Duplo.

Os equipamentos trabalham todos os grupos musculares e são indicados para pessoas a partir de 12 anos de idade. Uma placa direciona o usuário a fazer corretamente o uso da aparelhagem, com dicas de alongamento e com a sequência ideal de exercícios. A aparelhagem conduz os movimentos dos praticantes, utilizando como carga o próprio peso, além de trazer uma figura explicativa, mostrando quais grupos musculares estão sendo trabalhados.

Doação

No sábado (10), durante a inauguração da academia ao ar livre da Praça Cacilda Becker, o Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Governo Federal), entregou ao Banco de Alimentos um caminhão com capacidade para seis toneladas, refrigerado e com plataforma. Seis mil famílias serão beneficiadas.

 

SECOM PSA
Assessoria de Imprensa
Fernanda Bertoncini
E-mail: fhbbaldini@santoandre.sp.gov.br
 
12/03/2012

Acompanhe os acontecimentos da Prefeitura de Santo André no twitter: http://twitter.com/stoandre