Prefeitura de Porto Velho promove valorização dos profissionais da área da Saúde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 14:00, por: cdb

Tweet

   A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), investe no aperfeiçoamento e qualificação de profissionais do Samu, médicos, enfermeiros, técnicos e atendentes de diversas unidades de saúde da cidade. Também busca oferecer melhores condições de trabalho a estes servidores, sendo equipamentos e uniformes, parte integrante deste investimento. Como resultado dessa valorização dos profissionais da área de saúde, diversas ações desenvolvidas pela secretaria são destaque. Entre elas, a que o Samu de Porto Velho recebeu o ‘Certificado de Excelência’ pelo Ministério da Saúde.

   E dando continuidade a este processo, cerca de 30 enfermeiros estão sendo capacitados, nesta quarta-feira, 18, no Centro profissionalizante Simone Araújo. O evento é para servidores que serão selecionados para as Unidades de Pronto Atendimento em suporte básico de vida. O treinamento terá uma duração de seis dias sendo feita durante dois dias na semana.

   São profissionais do quadro e novos contratados. Desses, a Semusa realizará uma seleção para trabalharem nas duas Unidades de Pronto Atendimento que estão em fase de conclusão, na Zona Sul e Leste.

   Segundo Rosana Ramalho Feitosa, Gerente de Enfermagem do Samu, todos precisam dessa qualificação para continuar fazendo um resgate eficiente. “Aqueles que não forem lotados nas novas UPA’s estarão capacitados para permanecer nas unidades que trabalham. Temos 90 inscritos na área de enfermagem. O Núcleo de Educação Permanente do Samu está trabalhando conosco o atendimento pré- hospitalar”, disse.

   Ela conta que o conteúdo visto passa primeiro por um trabalho do setor de Humanização da Semusa, falando sobre a classificação de risco, a triagem. “Depois teremos o curso de suporte básico com atendimento de principais emergências clinicas e traumáticas com base nas emergências de acidentes de trânsito.

Uniformes

   A prefeitura entregou novos uniformes para o Samu. Estes facilitam para que a população identifique os funcionários, distinguindo-os de enfermeiros e médicos. “Estes uniformes são equipamentos de proteção individual, dentro do padrão nacional e estamos contentes por este investimento”, finalizou Rosana Feitosa.

Por: Rebeca Barca
Fotos: Medeiros

Próximo &gt