Prefeitura de Osasco lança publicações com resultados exitosos da Saúde

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 13:49, por: cdb

Na noite de segunda-feira, 16 de abril, o Teatro Municipal de Osasco foi palco do lançamento da nova edição da Revista da Saúde, a segunda desde a posse do prefeito Emidio de Souza – além de publicações específicas como manuais, por exemplo. O lançamento é parte das comemorações do cinquentenário da cidade, comemorado no dia 19 de fevereiro.

A publicação “Quem ama cuida da sua saúde com carinho” é uma iniciativa da Secretaria de Saúde, que visa trazer para a comunidade material rico em informações sobre todos os projetos que são desenvolvidos pela administração. Na apresentação da revista, o secretário de Saúde, Gelso de Lima, salientou a importância da humanização do atendimento da rede, projeto que tem sido o grande responsável pela sensível melhora do setor em Osasco. “Depois de sete anos de governo Emidio, poderia falar de algumas obras e reformas que promovemos, mas prefiro salientar o modelo de administração adotado pelo prefeito, o qual sigo à risca. Tenho certeza de que o que estamos realizando na área tem valido a pena, prova disso é o sucesso do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, que só recebe elogios, e cujos números impressionam. Por ano, são realizadas mais de 840 mil visitas domiciliares”.

O deputado federal João Paulo Cunha também falou da humanização da saúde, e dedicou seu abraço aos funcionários da pasta. “Vocês são grande parte dessa vitória, porque entenderam o conceito de humanização. Tenho orgulho de dizer das coisas que Osasco não tinha, e hoje tem, e o que ainda não tem, precisamos nos comprometer em fazer”, disse.

A revista se propõe a dar ciência de tudo que se faz em Osasco por uma saúde pública gratuita e de boa qualidade. Trata-se de um registro histórico dos avanços da área, que reforça a característica de transparência que tem marcado a administração.  Através de textos e fotos, foram descritos o desenvolvimento de cada trabalho, complementando as outras publicações específicas sobre cada ação lançadas nos últimos anos. O objetivo da publicação é mostrar à população como os recursos destinados à saúde são aplicados. Para isso, ela aponta como funciona e quais foram os avanços registrados em cada setor da Saúde pública de Osasco, incluindo desde a reforma de prédios até a implantação dos serviços. Os resultados obtidos no período mostram que embora ainda haja muito a ser melhorado, os avanços conquistados até aqui são tão gigantescos quantos seus números. Só em 2011, por exemplo, 8,8 milhões de procedimentos foram realizados pela rede. “Considerando a população de Osasco é de aproximadamente 700 mil habitantes, é como se cada morador da cidade utilizasse um dos serviços mais de 10 vezes por ano”, salientou Gelso.

Para o prefeito Emidio de Souza, o modelo de trabalho adotado na saúde demonstra que a administração está no caminho certo. “Desde que assumi a prefeitura, em 2005, tenho dito que o trabalho de um prefeito tem que ser medido pela qualidade de vida da população que governa. Como administrador dessa cidade, tenho orgulho em saber que nossa saúde faz quase 500 cirurgias eletivas por mês, e antes eram somente seis. O modelo Integração – Acolhimento – Humanização é um sucesso. Além disso, trouxemos serviços diferenciados para a cidade, como o Centro de Especialidades Odontológicas por exemplo, que já deu novo sorriso a 40 mil osasquenses”.

Para 2012 – Além de assegurar, por meio de reformas, o bom funcionamento das unidades que já existem na rede municipal de saúde e trazer serviços inéditos para a população, a Prefeitura de Osasco investe na construção de novos equipamentos para garantir ainda melhor atendimento à população. Como parte desse projeto, a rede municipal de Osasco inicia, ainda em 2012, a implantação de 15 novas unidades de Saúde. Parte delas está em fase de licitação e outra já com obras a todo vapor.

Livro – Na mesma noite, a Secretaria de Saúde lançou também um livro, produzido em parceria com o Instituto Acqua. O projeto começou com o “I Workshop Integração, Acolhimento e Humanização”, em que profissionais de 38 equipamentos da saúde de Osasco apresentaram um banner com texto e fotos do trabalho exitoso desenvolvido em cada unidade. A mobilização dessas equipes e o resultado alcançado estão publicados no título “A Saúde que Osasco faz – Integração, Acolhimento e Humanização”. Junto às experiências, a publicação traz ainda fotos e informações sobre outros eventos desenvolvidos na promoção da saúde na cidade de Osasco. “Quero agradecer a confiança depositada no Instituto, o que possibilita a parceria que vem contribuindo com a construção de um sistema de saúde para todos”, disse o diretor do Acqua, Roberto Queródia.

Presenças – Também prestigiaram o evento o deputado estadual Marcos Martins, o presidente da Câmara de Vereadores, Aluísio Pinheiro, os vereadores João Góis, Rogério Lins, Walmir Prascidelli e Eduardo Martins, além de secretários municipais e outras autoridades.

Departamento de Comunicação Social
Telefones: (11) 3652-9456 / 3652-9520
Jornalista: Patricia Bulbovas
Fotógrafo: Ivan Cruz
Diretora: Eliane Kirejjian
e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br