Prefeitura de Ipatinga distribui vacina contra o vírus Influenza

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 14:54, por: cdb

(18/04/2012) – Saúde PúblicaPrefeitura de Ipatinga distribui vacina contra o vírus Influenza

As crianças e adolescentes, a partir de seis meses, assistidas pelo Programa Respirar da Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já podem contar com mais um benefício: a vacina contra a Influenza (Gripe). A administração municipal realizou a aquisição da vacina, com recurso próprio, que será distribuída gratuitamente, a partir da próxima segunda-feira (23) nas Unidades de Saúde do município.

Com o objetivo de prevenir as crises de asma, diminuir as internações, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir o risco de morte, o Programa Respirar teve início em 2003. Atualmente a iniciativa funciona em todas as Unidades de Saúde, atendendo cerca de mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 18 anos, do município
de Ipatinga.

Melhorias
De acordo com a Pediatra e Coordenadora do Programa, Letícia Souza Lima, recentemente houve grandes avanços no Programa, como a aquisição de novos medicamentos. “O município vem comprando novos medicamentos, com recurso próprio, para aqueles pacientes que não conseguem o controle só com a medicação básica. E, agora, as crianças e adolescentes já podem contar com a vacina contra o vírus Influenza (Gripe).

Enxergamos a necessidade de disponibilizar a vacina para reduzirmos os episódios de crise, muitas induzidas pelas infecções respiratórias comuns no outono e inverno, algumas graves e que podem inclusive ocasionar internações que poderiam ser evitadas”, explicou Letícia.

Como participar
Para ser inserido no Programa é necessário que um médico das Unidades de Saúde, Pronto Socorro ou Policlínica encaminhe o paciente por uma solicitação de avaliação. Outra forma de participar é a procura espontânea. O responsável pela criança ou adolescente deve procurar uma Unidade de Saúde para avaliação. E na tentativa de identificar um maior número de pacientes para serem inseridos no Programa, a Secretaria Municipal de Saúde realiza um trabalho de busca ativa, por meio de levantamento nas internações do município.

Por: ACS/PMI