Prefeitura de Colatina-ES deve adotar semana de três dias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 3 de agosto de 2003 as 23:50, por: cdb

A cidade capixaba de Colatina poderá ser a primeira do Espírito Santo a adotar o programa de economia idealizado pelos estados do Paraná e São Paulo, que reduz a semana de trabalho a apenas três dias, paralisando as atividades às segundas e sextas-feiras.

Tudo por causa da redução na receita orçamentária provocada pela queda no repasse, por parte da União, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O assunto será discutido pelos prefeitos do Estado na próxima terça-feira, durante encontro da Associação dos Municípios do Norte do Estado (Amunes).

Na região metropolitana de Vitória, duas cidades já anteciparam medidas de contenção. Em Vila Velha, a prefeitura decidiu demitir 6 mil servidores e manter expediente em um só horário, além de ter reavaliado os contratos, racionalizado o uso de telefones e energia e decidido leiloar equipamentos.

E na capital, Vitória, a prefeitura está colocando dois mil de seus 10 mil funcionários à disposição, deixando-os inclusive em casa sem trabalhar para reduzir o gasto com vales-transporte.

Horas extras e viagens foram suspensas. A reunião dos prefeitos capixabas servirá também para discutir uma nova política de distribuição dos royalties do petróleo.