Prefeitura de Campina realiza campanha de vacinação contra gripe em maio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 14:07, por: cdb

A campanha de vacinação contra a gripe neste ano será realizada a partir do dia 5 de maio, conforme informações repassadas pelo Ministério da Saúde à Coordenação de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Além de imunizar contra a gripe comum, a vacina que será aplicada, a exemplo do ano passado, também vai imunizar contra a influenza A (H1N1).

A campanha será realizada até o dia 25 de maio e terá como público-alvo os idosos a partir doas 60 anos de idade, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, grávidas em qualquer período de gestação e profissionais de saúde.

Apesar de um caso de gripe A confirmado neste ano em Guarabira, em Campina Grande, desde 2010, a Gerência de Vigilância Epidemiológica não registra nenhum caso suspeito de Gripe A. No ano passado, a Coordenação de Imunização vacinou 46.987 pessoas contra a Gripe A, o que representa 82% da meta total e incluiu crianças na faixa etária entre 6 meses e 2 anos, gestantes, idosos, trabalhadores da saúde e adultos na faixa etária entre 30 e 39 anos. O percentual mínimo estabelecido pelo Ministério da Saúde é de, no mínimo, 80% da meta total, percentual que foi superado no município.

GRIPE A – É uma doença aguda respiratória altamente contagiosa entre seres humanos, que leva a um quadro de infecção respiratória. É causada pelo vírus A (H1N1) devido a mutações no vírus e transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas. Embora ainda não esteja comprovado, acredita-se que o vírus tenha vindo de uma série de mutações originadas em porcos, daí em alguns casos ela ser chamada de gripe suína.

Além da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre algumas medidas preventivas que devem ser tomadas pela população de forma rotineira e que podem impedir a disseminação do vírus H1N1 A, que pode estar em muitos lugares sem que as pessoas o vejam.

As pessoas devem lavar as mãos com água e sabonete, principalmente depois de tossir ou espirrar; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.