Prefeitura capacita profissionais para atender casos de tuberculose

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 14:13, por: cdb

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Regional Pirineus, realiza uma capacitação de manejo clínico em tuberculose. O curso é voltado para médicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Cais Jardim Progresso, Mini Cais Abadia Lopes, Unidade de Saúde Ilion Fleury e Hospital Municipal, além dos profissionais de várias unidades de saúde da Regional Pireneus.

 O curso foi divido em duas etapas: no dia 19 de abril participaram da capacitação os profissionais das unidades de ESF, e no dia 26, a programação será voltada aos enfermeiros e médicos dos hospitais e CAIS. As palestras serão realizadas pela coordenadora do Programa de Tuberculose da Regional Pireneus, Patrícia Stanciarinni e pelas profissionais do Centro Referência em Tuberculose da Unidade de Saúde Ilion Fleury, Aline Garcia, enfermeira, e Luíza Gomes Neta, médica infectologista.

 De acordo com a gerente de vigilância epidemiológica, Karine Fonseca da Silva, o principal objetivo do curso é descentralizar o atendimento da Unidade de Saúde Ilion Fleury. Hoje, a unidade realiza o tratamento de 42 dos 54 casos de tuberculose de pessoas de Anápolis e alguns municípios vizinhos como Campo Limpo, Pirenópolis, Goianésia e Silvânia. “Nossa ideia é garantir que as pessoas com tuberculose sejam assistidas perto de suas casas”, disse.