Prefeitura atinge a marca de mais de 15 mil alunos em período integral

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2012 as 16:09, por: cdb

O prefeito Marco Bertaiolli prestigiou na manhã desta quinta-feira (08/03) o primeiro dia de aula em período integral dos alunos da Escola Municipal João Antonio Batalha, na Chácara dos Baianos, em Jundiapeba. Na unidade, recém-municipalizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, cerca de 200 alunos passarão a ficar o dia inteiro na escola e receberão cinco refeições balanceadas e nutritivas. Com a nova escola, são mais de 15 mil alunos atendidos em período integral na cidade, entre educação infantil e ensino fundamental.

A escola é a 99ª escola a atender em período integral. Em toda a cidade, são atendidos 15.036 alunos em período integral desde os quatro meses até os 10 anos de idade. “Só estamos implantando o período integral nos bairros da cidade onde as mães mais precisam. Esta foi uma das escolas que eu fiz questão de municipalizar e agora, oferecer período integral. Estamos trabalhando muito para oferecer aos nossos filhos uma educação que possa dar a eles uma oportunidade de vida que nós não tivemos”, disse Bertaiolli. Até o final de 2012, mais de 16 mil alunos deverão ser atendidos pelo programa.

Na EM João Antonio Batalha, o programa será implantado gradativamente, inicialmente os alunos terão oficinas esportivas, além da formação básica. “Vamos implantando aos poucos várias atividades para as crianças, como basquete e futebol. Depois teremos musica, informática e inglês”, explicou o chefe do executivo. Os alunos que têm aulas de formação básica pela manhã entrarão às 7 horas e sairão às 15 horas e os do período tarde chegarão na escola às 9 horas e sairão às 17 horas. Na escola, os alunos terão café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar.

As amigas Rafaela, Letícia e Daina, alunas do 2º ano, estavam ansiosas aguardando o início das aulas. “Vamos aprender muitas coisas. Vamos ter aula de esportes, vai ser legal”, comemorou Daina. Mãe de seis filhos, Audenice de Souza Lima Neres tem três filhos matriculados na escola: Vitória, de 10 anos, Kaylane, 8 anos e Geovane, de 6 anos. “Será muito bom para eles e com eles se alimentando aqui, vai ajudar no orçamento em casa”, disse.

A escola oferecerá a mesma educação integral de qualidade oferecida em toda a rede municipal de ensino, mas em tempo integral. “Entendemos que o ser humano não é só cabeça, trabalhamos a formação de nossas crianças do ponto de vista humano seja em período parcial ou integral. Aqui não teremos só atividades para ocupar o tempo das crianças, mas sim oportunidades para que elas possam se desenvolver por completo”, disse Maria Geny Borges Avila Horle, secretária municipal de Educação. (KCB)