Prefeitura anuncia esquema para ‘Great Sports Day’, no sábado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 10:10, por: cdb
Rio
Prefeitura anunciou em coletiva que Aterro do Flamengo ficará fechado das 6h às 10h, para a realização do evento esportivo

A prefeitura divulgou o esquema de trânsito e o planejamento operacional para evento Great Sports Day, que será realizado neste sábado, dia 10, no Aterro do Flamengo, pela manhã. O evento filantrópico faz parte da visita do príncipe Harry, o terceiro na ordem de sucessão da monarquia britânica, para promover a campanha GREAT, cujo objetivo é maximizar o potencial econômico do Reino Unido através dos grandes eventos que ele sediará este ano – os Jogos Olímpicos e o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II -, além de ampliar as relações da Grã Bretanha com o Brasil.

Visando garantir o fluxo de veículos na cidade sem transtornos, a CET-Rio montou um esquema especial de tráfego, das 6h às 10h, com o fechamento do Aterro do Flamengo, sentido Centro, na altura do Monumento Estácio de Sá, com desvio pela Avenida Rui Barbosa, Praia do Flamengo e Avenida Beira-mar. Já no sentido Zona Sul, a interdição ocorrerá na altura da Praça Luís de Camões, com desvio de tráfego pela Avenida Beira-mar (sentido Centro), retorno na Praça Paris, Avenida Beira-mar (sentido Zona Sul), Praia do Flamengo e Avenida Oswaldo Cruz.

– Os eventos que sempre acontecem aos domingos no Aterro do Flamengo não causam nenhum tipo de impacto, mas no sábado temos uma movimentação grande naquela região do Centro e, por isso, montamos o esquema especial e pedimos que as pessoas evitem o Aterro, dando preferência aos Túneis Santa Bárbara e Rebouças. Não haverá nenhum tipo de bloqueio ao Aeroporto Santos Dumont. O acesso será normal para quem vem da Perimetral e para quem vem da Zona Sul, o ideal é seguir pela Praia do Flamengo e Trevo dos Estudantes – explicou o diretor de Operações da Cet-Rio, Joaquim Diniz.

A prefeitura informa que não serão criadas áreas de estacionamento específicas para este evento. Para apoiar a fluidez do tráfego, a CET-Rio atuará com reboques que serão posicionados em locais estratégicos para desobstrução das vias em caso de quebra de ônibus ou outro veículo. Além disso, 105 agentes municipais (entre guardas e operadores da CET-Rio) atuarão naquela região, com o apoio de dez viaturas, 20 motocicletas. Dez painéis de mensagens variáveis (fixos e móveis) espalhados pela cidade informarão aos motoristas as condições de trânsito.

– O Centro de Operações estará monitorando, através de suas câmeras, todo o impacto que possa ocorrer na manhã de sábado no trânsito para tentar minimizar os transtornos na vida das pessoas que moram naquela região e precisam acessar as ruas próximas ao Aterro – destacou o diretor-executivo do COR, Sávio Franco.

Esta é a primeira visita do membro da família real ao país. A corrida e caminhada terá cerca de 1.300 participantes, entre autoridades, artistas e jovens beneficiados por projetos sociais, todos convidados pelo Consulado Britânico. Após o circuito, Harry participará de uma oficina de vôlei de praia e, em seguida, ensinará jovens a jogar rugby.

O príncipe Harry chegará ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira, dia 9, para promover a campanha GREAT, cujo objetivo é maximizar o potencial econômico do Reino Unido através dos grandes eventos que ele sediará este ano – os Jogos Olímpicos e o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II – além de ampliar as relações da Grã Bretanha com o Brasil. Além do lançamento da campanha, durante sua estadia no Rio Harry participará de evento no Pão de Açúcar, no Aterro do Flamengo e fará uma visita ao Complexo do Alemão.