Prefeito visita caminhão de mamografia instalado no ambulatório da mulher

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 15 de março de 2012 as 05:30, por: cdb
  • Publicação: 15/03/2012 – 08:27h
  • Redatores: Darlene Ribeiro
  • Release N.º: 515
  • Eliandro Figueira – ACS/PMI

    O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) esteve no Ambulatório de Saúde da Mulher (UBS 7) na tarde de quarta-feira (14) visitando o ‘Mama Móvel Digital’, instalado no estacionamento da unidade desde segunda-feira (12). Trata-se de um caminhão equipado com toda a aparelhagem necessária para a realização do exame de mamografia digital (radiografia da mama), recentemente adquirido pelo médico ginecologista/obstetra da Secretaria de Saúde, dr. Marcos Fernando de Oliveira Freitas.

    Cerca de 50 pacientes da unidade que aguardavam para a realização do exame foram beneficiadas com a ação. Segundo o médico, que atende no ambulatório há 12 anos, a intenção é levar o ‘Mama Móvel Digital’ para outros municípios do Brasil, principalmente em lugares longínquos onde as mulheres não têm acesso fácil ao exame. “Nada mais justo que iniciar esse projeto aqui na minha cidade, mas o objetivo é rodar o Brasil disponibilizando a mamografia exclusivamente para as usuárias do SUS por meio de parcerias com as prefeituras”, disse.

    Para a realização do exame o caminhão precisa apenas de uma rede 220V. O resultado é disponibilizado num prazo de 7 a 14 dias. As próximas cidades beneficiadas com a ação serão Monte Mor, Areados (MG) e Formosa (GO).

    O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o que mais acomete as mulheres. Estatísticas do Inca (Instituto Nacional do Câncer) revelam que em 65% dos casos, a doença é detectada em um estágio já avançado. A mamografia permite a detecção precoce do câncer ao mostrar lesões em fase inicial, medindo milímetros. “A detecção precoce é essencial para lutar contra a doença e pode determinar até mesmo a cura do câncer”, alertou. Mulheres a partir dos 40 anos devem fazer o exame anualmente.

    #