Prefeito visita associação de apenados para ampliar parcerias

Arquivado em:
Publicado Quinta, 19 de Abril de 2012 às 11:08, por: CdB

Tweet

   O prefeito Roberto Sobrinho visitou na tarde de quarta-feira,18, as dependências da associação cultural de Desenvolvimento do Apenado e Egresso (Acuda). O convite foi feito pela juíza Sandra Silvestre e pelo coordenador Acuda, Rogério Araújo. Sobrinho estava acompanhado do procurador geral do município, Salatiel Valverde, da secretária de Obras Miriam Saldanã e de Klebson Lavor, presidente da Emdur. O objetivo da visita, segundo o coordenador era viabilizar uma parceria com o município para a profissionalização e inserção no mercado de trabalho destes detentos que estão em processo de reinserção na sociedade.

   Depois de conhecer as dependências da associação o prefeito se reuniu com a juíza Sandra Silvestre e ainda com a promotora Alessandra Apolinário Garcia, ambas da Vara de Execuções Penais para saber mais detalhes das dificuldades encontradas pelos apenados para o seu retorno ao mercado de trabalho.

   O coordenador da Associação, Rogério Araújo, explica que ali os apenados recebem todo o aparato para retornar a sociedade. “Hoje atendemos 104 apenados que recebem além da assistência terapêutica cursos de qualificação, mas apesar de estarem aptos para o mercado, é muito difícil encontrarmos colocação para os mesmos pela condição de cada um”, diz o coordenador.

   Depois de ouvir todas as colocações feitas pelos coordenadores da associação, assim como dos membros da vara de execuções penais o prefeito disse que vai analisar a possibilidade de utilizar a mão de obra dentro das unidades prisionais, para a produção de manilhas, bueiro e tampas de bueiros, assim com a ampliação de convênios que utilizam a mão de obra dos detentos em serviços públicos como manutenção em praças, escolas e limpeza de áreas públicas.

   Hoje o município absorve 12 detentos que prestam serviço na Emdur e já foi solicitado pelo secretário Klebson Lavor, titular da pasta, mais 80 homens que devem começar os trabalhos nos próximos dias. Agora o prefeito irá aguardar que o presidente da Acuda envie a lista de detentos aptos a sair da unidade para trabalhar e a qualificação de cada um deles: “Assim que recebermos os dados referentes aos apenados irei reunir os secretários que podem absorver esta mão de obra”, disse o prefeito.

Por Edina Silva
Fotos Quintela

< Anterior Próximo &gt
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo