Prefeito temendo ataque, destrói pista de aeroporto em Chicago

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 31 de março de 2003 as 20:46, por: cdb

Trabalhadores municipais demoliram nesta segunda-feira a única pista de pouso do aeroporto central de Chicago, muito usado por empresários e políticos. O prefeito da cidade disse que fez isso para garantir a segurança dos arranha-céus das vizinhanças de ataques aéreos.

Citando a necessidade de aumentar a segurança interna, o prefeito Richard Daley disse querer evitar “meses e talvez anos” de debate sobre fechar o aeroporto Meigs Field.

Daley sempre cobiçou transformar o aeroporto municipal em estacionamento – até mesmo já o fechou uma vez – mas ele concordou no ano passado em mantê-lo aberto até 2026. Mas trabalhadores chegaram na noite do último domingo (30) para destruir a pista com uma gigantesca escavadeira.

O aeroporto, que ocupa uma ilha artificial no Lago Michigan, teve 32 mil pousos e decolagens no ano passado e críticos da medida disseram que sua perda aumentaria o congestionamento nos dois maiores aeroportos da cidade.

Na semana passada, autoridades federais concordaram com o pedido de Daley de criar uma zona de “exclusão aérea” sobre o centro de Chicago, imitando regras similares nos espaços aéreos de Nova York e Washington.