Prefeito Reinaldo Nogueira participa de lançamento dos Coletivos Projovem dos CRAS III e IV

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 07:54, por: cdb
  • Publicação: 18/04/2012 – 10:51h
  • Redatores: Deuzeni Ceppolini
  • Release N.º: 801
  • Eliandro Figueira – ACS/PMI

    O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira (PMDB) participou no dia 16 abril, da cerimônia de lançamento do segundo Coletivo Projovem Adolescente (Serviço Sócio Educativo voltado para jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família) dos Centros de Referência da Assistência Social Cras III e Cras IV-Jardim Morada do Sol. O Projovem Adolescente, Serviço Socioeducativo que atende exclusivamente a faixa etária, integra as ações de Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social e atende especialmente as famílias que participam do Programa Bolsa Família. O projeto é dedicado à convivência social, á participação cidadã ao mundo do trabalho, abordando temas relacionados á cultura, direitos Humanos, Esporte e Lazer, Meio ambiente, Saúde e Trabalho.

    O evento foi promovido pela Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social, aconteceu no Auditório do Paço Municipal, reuniu os secretários municipais, vereadores, profissionais e familiares e jovens do coletivo Projovem do Jardim Oliveira Camargo.

    O Prefeito Reinaldo Nogueira agradeceu a presença dos jovens, familiares, vereadores, secretários e destacou a importância do aprendizado e afirmou que os jovens devem abraçar todas as oportunidades que são oferecidas. “Quando conhecemos pessoas de sucesso, pode ter certeza que elas dedicaram tempo, esforço, preparação e estudo. Quando temos objetivos não devemos deixar nossas obrigações de lado. O sucesso exige sacrifícios”.

    Reinaldo agradeceu o apoio dos pais dos participantes ao Projovem e que incentivam a participação de seus filhos, também o trabalho dos profissionais dos Cras e aos parceiros que dão oportunidade de aprendizado aos jovens.

    O Secretário da Família e do Bem Estar Social, Luiz Henrique Furlan agradeceu o Prefeito Municipal, Reinaldo Nogueira. “Esta é uma noite muito especial para todos nós, pois iniciamos mais um ciclo, com novos coletivos do Projovem, projeto maravilhoso, que acolhe adolescentes de 15 a 17 anos, dando a eles a oportunidade de evoluírem em suas vidas, através do aprendizado. Valorizem esta oportunidade e usem toda a sua energia para tirarem o máximo de aprendizado em tudo o que lhes oferecem”, enfatizou.

    Declarou que esta é a era do conhecimento e os jovens, precisam buscá-lo incessantemente, para que não sejam excluídos do mercado de trabalho. “Devemos ter iniciativa e buscar novos caminhos através do aprendizado para que possamos sempre superar os obstáculos.

    Não encarem os obstáculos que aparecerão na vida de vocês, como problemas, mas sim como oportunidade de evolução e crescimento pessoal”.

    Luiz Furlan agradeceu o empenho de todos os profissionais dos Centros de Referencia de Assistência Social, em especial aos envolvidos neste projeto, à Secretária da Educação, juntamente com os professores que estão atuando como orientadores, e do envolvimento dos pais que acreditam, confiam e incentivam a participação dos seus filhos.

    A jovem Ana Paula Brandão que freqüentou o Coletivo Projovem do Cras III do Parque Corolla 2010/2011, destacou que juntamente com o seu colega Gilberto Silva Andrade foram contratados pela montadora Toyota, após as participações no Projeto Ambientação da Toyota desenvolvido em parceria com o Projovem. Agradeceu todas as oportunidades que recebeu no Projovem e também ao profissionalismo da orientadora social, Ana Nunes que sempre soube ouvi-los e também cobrou atitudes.

    No final, a orquestra de Viola Caipira da Secretaria Municipal de Cultura realizou apresentação para os convidados.

    Estavam presentes no evento a Presidente do Funssol, Enides Nogueira Lopes Cruz; o secretário Municipal de Negócios Jurídicos, Wanderley José Boni; Controladoria Geral, Admar Martini; a secretaria de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, e os vereadores Hélio Ribeiro e Luiz Alberto Cebolinha Pereira.

    Projovem

    No programa, os adolescentes fazer parte de cursos e oficinas e também de atividades esportivas e lazer buscando o melhor desenvolvimento em todas as partes de sua vida. As atividades são realizadas em diversos locais da cidade e a Prefeitura Municipal disponibiliza transporte para levar os adolescentes aos locais determinados, sempre com saída dos Cras e acompanhados por um profissional.

    Os jovens são acompanhados e monitorados por um orientador social e um técnico responsável que fazem também um acompanhamento com a família dos assistidos.

    O Projovem foi instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o é um programa que integra Política Pública de Proteção Social de caráter universalizante, por meio do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. O programa tem o apoio de um orientador.

    Os parceiros Câmara Municipal de Indaiatuba, Secretaria de Governo, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Fundo Social de Solidariedade (Funssol), Fundação Indaiatubana Educação e Cultura (FIEC), Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Indaiatuba – SAAE, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Cresans, Posto de Saúde da Família (PSF Jd. Oliveira Camargo), UBS Parque Corolla, UBS VII – Ambulatório de Saúde da Mulher, EMEB Profª. Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist, E.E. Profª.Annunziatta LeonildaVirginelli Prado, Corpus Saneamento e Obras, Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Indaiatuba – CAMPI, Sociedade Amigos de Bairro do Jd. Oliveira Camargo, Faculdade de Tecnologia (Fatec), Faculdade Anhanguera de Indaiatuba, Associação de Ensino Superior (AESI – Max Planck), Educandário Deus e a Natureza, Toyota do Brasil, Fundação Toyota do Brasil, Serviço Social da Indústria (Sesi), Yázigi Indaiatuba, Topázio Cinemas Indaiatuba e Professor de teatro Nelson Polinário.

    #