Prefeito recepciona Aclima. Cluster do País Basco assina protocolo de intenções com Santa Maria

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de março de 2012 as 09:11, por: cdb

Publicada em 12/03/2012

Prefeito recepciona Aclima. Cluster do País Basco assina protocolo de intenções com Santa Maria

O prefeito Cezar Schirmer, acompanhado do presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Vilson Serro, do superintendente da entidade, Diogo De Gregori, secretários de Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Cezar Gehm; de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior; e do diretor de Gabinete Rogério Assis Brasil, recepcionou, em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (12), a direção da Associação Cluster de Indústrias do Meio Ambiente do País Basco (Aclima) – um conglomerado de 97 indústrias do País Basco que utilizam práticas sustentáveis em seus processos produtivos. A vereadora Maria de Lourdes Castro também participou da agenda no Gabinete do Prefeito.

A missão basca, liderada pelo presidente da Aclima Juan Luis Moragues, pela diretora Monica Moso, e pela diretora de internacionalização da entidade, Geana Leschko, tem como lema “Juntos Podemos Mais”, faz parte de um protocolo de intenções que será firmado entre Santa Maria e o cluster, visando parcerias, troca de informações e a abertura de um escritório da Aclima na cidade, que servirá de porta de entrada para os investimentos bascos na América Latina.

A presença dos empresários europeus em Santa Maria é o retorno dado à missão empresarial santa-mariense, liderada pelo prefeito Schirmer, que esteve no País Basco entre os dias 23 e 28 de janeiro último, conhecendo os processos das plantas produtivas que fazem parte do cluster.

O chefe do Executivo, direção da Aclima e representantes de oito instituições associadas à entidade participam, nesta segunda-feira, da reunião-almoço do Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria. Na oportunidade, será assinado o protocolo de intenções formalizando a relação de intercâmbio e parcerias.

Pela parte da manhã, Schirmer, Moragues e Monica concederam entrevista coletiva à imprensa. Na oportunidade, o presidente da Aclima disse ter ficado impressionado com a recepção à comitiva no domingo (11). A missão da Aclima esteve no Criadouro Conservacionista São Brás, municípios de Vale Vêneto e Silveira Martins (4ª Colônia de Imigração Italiana), Hidrelétrica Dona Francisca (Agudo) e Rodeio Internacional do Cone Sul (Santa Maria).

“Estamos iniciando uma relação que trará resultados positivos para ambos os lados. Vamos instalar o escritório da Aclima em Santa Maria e iniciar a formatação das parcerias previamente tratadas quando da visita do prefeito ao País Basco”, afirmou Moragues. Durante a entrevista coletiva, Schirmer ressaltou que Santa Maria se coloca na dianteira nas relações estabelecidas com o cluster.

“Hoje, vimos nos jornais que outras cidades do Rio Grande do Sul estão buscando a formação de intercâmbios com empresas, indústrias e instituições da Espanha e do País Basco que tratam do desenvolvimento sustentável em seus processos produtivos. É o sinal de que estamos no caminho certo, antecipando um cenário que certamente trará benefícios não só para Santa Maria, mas dentro de um contexto de transferência de conhecimentos, tecnologias e práticas sustentáveis”, avaliou prefeito.

Logo após a agenda no gabinete, Schirmer acompanhou a comitiva da Aclima para uma reunião com a reitora do Centro Universitário Franciscano (Unifra), irmã Irani Rupolo. Na oportunidade, a direção do cluster e investidores visitaram os dez laboratórios da instituição franciscana, voltados às áreas de nanociência, arquitetura, design, saúde e engenharia.

Para a tarde desta segunda-feira, após a agenda no Fórum de Entidades Empresariais de Santa Maria, está prevista uma visita técnica à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), às 15h. A agenda institucional do dia encerra com uma reunião na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), às 18h.

Comitiva Aclima (10 pessoas)
– ACLIMA (Juan Luis, Monica Moso e Geana Leschko)
– Universidade de Deusto (Garbiñe Henry Moreno)
– TECNALIA (Oscar Mozo)
– IDOM (David Moncholi Badillo)
– IDEMA (Arrate Monasterio Garde)
– INGURU (Jose Antonio Galera)
– Ciudad City (Angel Morúa)
– Grupo MAS (Juan Luis)
– Limia & Martín (Imanol Martín)

Aclima
Fundada em abril de 1995, a Associação Cluster de Indústrias de Meio Ambiente do País Basco (Aclima) reúne, atualmente, 98 indústrias associadas, 83 empresas privadas ligadas ao setor, 15 Membros Honorários e mais de 9,2 mil profissionais envolvidos. A Aclima visa liderar ações para promover a competitividade da eco-indústria. Os integrantes da associação são fornecedores de bens e serviços, como engenharia, consultoria, planejamento urbano e construção, bem como instituições públicas, centros tecnológicos e universidades.

O que é um Cluster
Um Cluster é um grupo de empresas interconectadas e de instituições associadas, próximas geograficamente e ligadas por atividades e interesses comuns e complementares entre si. Os Clusters visam melhorar a competitividade das empresas associadas, por meio de projetos de cooperações, e desempenham a função de agentes de contato entre as instituições, gestores de comunicação, identificadores de oportunidades e apoiadores de processos de trabalho.

A missão
Participam da missão santa-mariense ao País Basco, entre 23 e 28 de janeiro, além do prefeito Cezar Schirmer, o secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, o diretor de Gabinete Rogério de Assis Brasil, representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Fórum de Entidades Empresariais, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Câmara de Vereadores e empresários com atuação voltada aos segmentos de metalurgia, consultoria ambiental, gestão de resíduos sólidos e construção de transformadores de distribuição de energia elétrica.

A comitiva santa-mariense no País Basco
Cezar Augusto Schirmer
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Marcos Ugalde de Araujo Goes
Sustentasul Consultoria Ambiental

Gilson Tadeu Amaral Piovezan Júnior
GR2 – Gestão De Resíduos Sólidos

Marçal Paim da Rocha
Químea

Juliana Vidal Marcon
Destina Soluções em Resíduos

Sonia de Avila Botton
UFSM

Diogo De Gregori
Agência de Desenvolvimento de Santa Maria

Lucas Fernandez Robinson
Robinson, Bernardes & Dias Advogados

Rogério Carvalho de Assis Brasil
Diretor do Gabinete
Prefeitura Municipal de Santa Maria/Unifra

Valéria Cristina Paredes Robinson
Destina Soluções em Resíduos

Giovani Carter Manica
Secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Maria de Lourdes Castro
Câmara Municipal de Santa Maria

Souvenir Machado
Diretor da Cacism e Presidente do Fórum das Entidades Empresariais

Marcio Mansilha
Polo Electro

Eduardo Mansilha
Polo Electro

Texto: Fabricio Minussi
Fotos: João Alves e Fabricio Minussi