Prefeito inaugura Saúde da Família da Bicuda e anuncia unidade 24 horas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 10 de março de 2012 as 16:47, por: cdb

Foto: Robson Maia

Ao lado do presidente da Associação de Moradores (à esquerda), Riverton garante conclusão do novo colégio da Bicuda Grande

BICUDA GRANDE – A localidade de Bicuda Grande, dentro do distrito de Cachoeiros de Macaé, na região serrana, recebeu neste sábado (10), a nova sede do Estratégia Saúde da Família (ESF). Acompanhado dos secretários de Governo, André Braga, de Saúde, Eduardo Cardoso, e de Agroeconomia, George Jardim, o prefeito Riverton Mussi (PMDB) garantiu que as 237 famílias inscritas no programa tenham serviços médicos de clínico geral, ginecologista, pediatra, enfermagem, assistente social, imunização, entre outros.

Durante a inauguração, o prefeito informou que o serviço de saúde na Bicuda será ampliado. “Vamos utilizar a mão-de-obra da prefeitura para iniciar a construção de outra unidade de saúde na Bicuda Grande, para ser inaugurada até o final do ano, em substituição desta. A nova unidade terá atendimento 24 horas. No local onde hoje está o Estratégia Saúde da Família, vamos propor ao governador Sérgio Cabral a implantação de uma DPO em parceria”, disse, se referindo ao Destacamento de Policiamento Ostensivo.

A construção do novo colégio da Bicuda também foi comentada pelo prefeito e pelo presidente da associação de moradores, Francisco Paes Leme. “Fizemos reivindicação para a Bicuda nas áreas da saúde, educação, transporte e segurança. A questão do transporte público foi solucionada com a nova linha, o colégio está 50% pronto, hoje inauguramos o ESF e teremos também o DPO, o que mostra as conquistas para a comunidade”, pontuou o representante da comunidade.

Outra informação importante para os moradores foi o anúncio do asfaltamento para a Bicuda. Além disso, Riverton confirmou que na próxima visita do governador Sérgio Cabral, agendada para o dia 22, será firmada a parceria para a implantação do Centro de Diagnóstico, no antigo Sase, na Barra de Macaé, que terá inclusive um setor de oncologia.

Riverton lembrou que o ex-prefeito Carlos Emir foi o responsável pela implantação do posto de saúde onde hoje funciona o ESF e pontuou que cabe ao vereador Carlos Emir Júnior – presente no evento – a conquista da liberação do governo federal para implantação da alta complexidade em cardiologia para o Hospital São João Batista.

O secretário de Governo, André Braga, comentou que a rede de saúde ganhará outras ampliações. “Temos ainda muitos outros avanços para a saúde, implantados pelo prefeito, que vamos inaugurar, como a inauguração da UPA Lagomar, o PSF do Campo D´Oeste, o pronto-socorro psiquiátrico e a mudança de local do pronto-socorro central”, enumerou André Braga, que participa junto com o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, do projeto de implantação do 192 municipal, custeado 100% pela prefeitura.

O ESF inaugurado neste sábado fica localizado na Estrada da Bicuda Grande, sem número, possui acessibilidade para cadeirantes e funciona das 7 às 16 horas.

Saúde da Família terá equipe completa

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, ressaltou que o Saúde da Família da Bicuda Grande vai funcionar com equipe completa e a ambulância para a localidade chega em dois meses. “A prefeitura adquiriu 18 ambulâncias; chegaram cinco e agora chegarão as restantes”, explicou.

Cardoso externou que gostaria de garantir o atendimento médico no ESF Bicuda Grande 24 horas no sábado e no domingo, no entanto, não há médicos interessados no trabalho. “Enfrentamos uma grande dificuldade de mão-de-obra de médicos, por exemplo, de pediatras, o que já está se tornando um problema mundial”, alertou.

Representantes da região serrana, o vice-presidente do Legislativo, vereador Antonio Franco e o secretário de Agroeconomia, George Jardim, acenturam a importância da unidade de saúde para a população.

– As unidades do Estratégia Saúde da Família da Bicuda Grande, Bicuda Pequena e Areia Branca dão suporte à saúde da região serrana e a construção do colégio na Bicuda Grande também é importante para os moradores e será uma referência para a região – comentou George Jardim, acrescentando os avanços realizados pela prefeitura para o produtor rural.

O vereador Antonio Franco lembrou o aumento da demanda da saúde em Macaé, que atende grande parte da região, como acontece com o Hospital Público Municipal. O vereador Carlos Emir Júnior, o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos e o diretor do HPM, Felipe Barreto, participaram da inauguração. O pastor Marcílio Franco fez uma oração durante a solenidade.