Prefeito e secretário anunciam plano para zerar déficit de vaga em creches

Arquivado em:
Publicado Quinta, 01 de Março de 2012 às 13:08, por: CdB

Prefeito e secretário anunciam plano para zerar déficit de vaga em creches

01/03/2012 - 18:08

  

Diego Geraldo

 

Para atender a demanda histórica por vagas no ensino infantil e zerar o déficit de vagas em creche em Campinas, o prefeito Pedro Serafim e o secretário de Educação Eduardo Coelho lançam, nesta sexta-feira, 02 de março, às 11h, na Sala Azul da Prefeitura, o programa “O que é bom vai ficar maior”, que visa eliminar este problema até o início do próximo ano letivo.

 

O programa vai aproveitar a estrutura das atuais unidades e, com reformas e ampliações, gerar mais vagas. Para Coelho, a vantagem é que já existem os terrenos e pessoal especializado trabalhando nas unidades.

 

Outro problema solucionado é a falta de terrenos em alguns locais com densidade demográfica muito alta, que são exatamente algumas das regiões com maior déficit. Existe também vantagem da economia, já que não serão necessárias construções além das salas de aulas e banheiros, como novos refeitórios, cozinha, espaço de lazer, entre outros.

 

A seleção das creches se dará em função da possibilidade de expansão e do déficit existente, mapeado diariamente pela SME, nas cinco macrorregiões da cidade. Também será considerada a capacidade de absorção de novos alunos nos prédios.

 

Agrupamentos I e II

A prioridade é dada ao atendimento de crianças dos agrupamentos I (de três meses a um ano e meio) e II (de um ano e meio a dois anos e 11 meses), faixas etárias em que há déficit de vagas. No agrupamento III (de três anos a cinco anos e onze meses) não faltam vagas.

 

A ampliação das creches exigirá a contratação de mais especialistas e agentes de educação infantil, o que justificará a abertura de um novo concurso público para essas categorias, já autorizado pelo prefeito Pedro Serafim.

 

Modelo

 

Na terça-feira, 28 de fevereiro, o prefeito e o secretário de educação estiveram presentes na entrega da reforma e ampliação da Emei Carlos Drummond de Andrade, no Jardim Nova Mercedes, região Sul.

 

No evento, Serafim destacou que a ampliação da escola, com a construção de mais quatro salas de aulas, a maioria dos agrupamentos I e II, é um caminho a ser seguido na diminuição do déficit. A escola, que atendia 170 crianças, agora tem capacidade de atender 271.

 

Já o secretário lembrou que um projeto de ampliação de creches é fundamental para atender as demandas do município e as exigências da Defensoria Pública e do Ministério Público Estadual de zerar o déficit de vagas em creches. “Essa Emei trouxe uma nova realidade para esta região e temos estudos para levar projetos parecidos para toda a cidade”, explicou Coelho.

 

Déficit

 

O déficit, que hoje gira em torno de 4,7 mil crianças, tem chegado, no final de cada ano, em cerca de sete mil pedidos de vagas. Essa ação integrada, de construção de Naves-Mãe, administradas em conjunto por associações socioeducadoras e de creches próprias terminará com um problema histórico em Campinas.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo