Prefeito destaca revitalização do Parque Ibirapuera

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 5 de abril de 2012 as 11:49, por: cdb

Prefeito destaca revitalização do Parque Ibirapuera

O prefeito de São Paulo vistoriou nesta quinta-feira (5/4) as obras para a recuperação geral da Marquise José Ermírio de Moraes, no Parque Ibirapuera, Zona Sul da cidade. A marquise é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e desde a inauguração, em 1954, nunca havia passado por reforma estrutural como esta. A obra tem conclusão prevista para este ano, a um custo de R$ 14 milhões.

O prefeito de São Paulo vistoriou nesta quinta-feira (5/4) as obras para a recuperação geral da Marquise José Ermírio de Moraes, no Parque Ibirapuera, Zona Sul da cidade. A marquise é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e foi construída na década de 50. Desde a sua inauguração, em 1954, a obra nunca havia passado por uma reforma estrutural como esta.

 

“Esta é uma das principais etapas desse amplo processo de reforma do Parque Ibirapuera. A Marquise necessitava urgentemente desta reforma após mais de 50 anos de construção. Infelizmente, foram feitos reparos de maneira inadequada ao longo dos anos, felizmente em alguns meses essa obra estará concluída”, afirmou o prefeito.

 

Pela primeira vez, a marquise passa por uma recuperação estrutural completa. A obra foi iniciada em abril de 2010 e sua conclusão está prevista para este ano, a um custo de R$ 14 milhões. O projeto desenvolvido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SMVA) para a recuperação da Marquise foi aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Compresp) e está em execução por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e Obras (SIURB).

 

A reforma consiste na revisão das redes elétrica e hidráulica, a troca do piso, impermeabilização da estrutura, pintura e nova iluminação com lâmpadas LED, que proporcionam economia energética, além de garantir uma vida útil longa, reduzindo a manutenção do sistema de iluminação. As luminárias, no entanto, serão iguais às utilizadas originalmente no projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.

 

“O Parque Ibirapuera passa por uma reforma completa desde 2005 e a reforma da Marquise é a maior de todas. Haverá uma entrega completa, do piso ao teto, a iluminação, que será recuperada como na época do Niemeyer, e principalmente no teto, onde foram tiradas as camadas de remendos que havia com uma cobertura nova, moderna, leve e segura”, finalizou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.