O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, doou dez milhões de dólares a instituições culturais da cidade, que este ano sofreu com o corte feito no orçamento municipal para este setor.
O jornal The New York Times afirma que 162 pequenas e médias instituições culturais receberam cartas da Carnegie Corporation, uma organização filantrópica dos EUA, nas quais são informadas sobre doações de quantias que variam de 25.000 a 100.000 dólares.
As ajudas procedem de uma doação anônima de 10 milhões de dólares que teria sido concedida por Bloomberg, segundo o jornal, que cita como fontes pessoas que tiveram conhecimento do gesto.
A publicação lembra que o prefeito ordenou recentemente um corte extra de 6,2 por cento no orçamento da Prefeitura para assuntos culturais, com o que o corte total para o ano fiscal que começará em julho será de 18 por cento.
As instituições culturais de Nova York começaram a sentir o impacto da retração econômica do país, da queda do turismo e da redução das doações procedentes de doadores particulares.
Instituições importantes, como o Museu Metropolitano de Nova York, enfrentam grandes prejuízos e reduziram o número de exposições e de funcionários.