Prefeito Barbosa Neto entrega capela Mortuária do jardim União da Vitória

Arquivado em:
Publicado Quarta, 18 de Abril de 2012 às 13:28, por: CdB

Prefeito Barbosa Neto entrega capela Mortuária do jardim União da Vitória

Escrito por n. comQua, 18 de Abril de 2012 19:20


Esta é a sétima capela mortuária entregue por Barbosa Neto. Só nesta unidade o investimento foi de R$227.411,62

O prefeito Barbosa Neto entregou na tarde de quarta–feira (18), a capela mortuária do jardim União da Vitória II. Uma reivindicação antiga da comunidade, esta é a primeira capela mortuária da região sul e fica na rua dos Marinheiros, esquina com a rua dos Guincheiros.

A capela recebeu o nome de Leôncio da Silva Costa, líder comunitário atuante na região que foi morto em 2010. Cléria da Silva Costa Santos, filha de Leôncio Costa, esteve presente representando a família.

Os pastores Antônio Marcos Martins, Emanuel Gomes e o padre José Luiz Primão, representando as comunidades evangélica e católica, agradeceram ao prefeito Barbosa Neto pela obra e ministraram a bênção especial às famílias do bairro.

Com investimento de R$ 227.411,62, a capela foi construída em um terreno de 884,02m2, e obedece ao mesmo padrão de construção das demais que é de 79.9m2. A nova capela irá beneficiar deverá beneficiar os bairros jardim União do Vitória I, II, III, VI, V, VI, conjunto habitacional Jamile Dequech e jardins Nova Esperança, Cristal, Santa Joana entre outros.

O prefeito Barbosa Neto que, durante a solenidade, esteve acompanhado do ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, agradeceu a sua visita a Londrina e se declarou satisfeito em atender uma reivindicação antiga da comunidade. “Esta capela foi feita pensando e atendendo a esta comunidade. Outras administrações nunca pensaram em trazer este benefício para o povo. Esse bairro tem mais de 20 anos e só agora, na nossa administração, está recebendo uma capela mortuária. A cidade tem 77 anos e havia apenas seis capelas, quando assumimos, em menos de três anos, já entregamos sete capelas e temos mais quatro para entregar”, destacou.  

Barbosa Neto lembrou ainda outras ações de sua gestão, na região, como a reforma do projeto Viva Vida no bairro, a cobertura das quadras das escolas, a horta comunitária, o parque, o campo de futebol, todos no jardim União da Vitória, as 540 unidades residenciais construídas no jardim Cristal e o viaduto entre os bairros União e Jamile Dequech.

O ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, destacou a qualidade do serviço funerário em Londrina. “Em muitas cidades, vemos a guerra das funerárias constrangendo as famílias num momento de dor, ao contrário de Londrina que tem o serviço municipalizado.  Agora. trabalho com as capelas mortuárias, que é muito importante para dar condições ao povo de ter dignidade na vida e no momento de dor”, ressaltou.

A superintendente da Acesf, Luciana Viçoso de Oliveira, lembrou que a Acesf construiu e irá fazer a manutenção, mas o bem pertence à comunidade. “É mais uma obra, entre muitos pedidos que recebemos da cidade toda e trabalhamos com muito empenho, para poder atender. A pedido do prefeito, iniciamos o projeto de Capelas Mortuárias. É mais uma conquista desta comunidade que, num momento de dor, precisava se deslocar para longe”.

Cléria da Silva Costa Santos, filha de Leôncio Costa, que agora dá nome à capela, agradeceu a homenagem em nome da família.“A nossa família se sente muito honrada com a homenagem. O meu pai foi um homem de bem que deixou muitas saudades. Muito obrigada a todos”.
 
A capela entregue possui uma copa, dois sanitários; com o diferencial de ser adaptados para pessoas portadoras de deficiência, quatro bacias sanitárias e bancadas em granito com cubas de louça, além de divisórias em granito. A construção possui acabamento em pastilhas para facilitar a manutenção e conferir maior durabilidade ao conjunto. A obra contemplou, ainda, a reurbanização e o cercamento de todo o terreno, estacionamento, calçadas externas e paisagismo.

Nas próximas semanas, o município e a Acesf vão entregar outras duas novas construções, sendo uma capela mortuária no Jardim Maracanã, outra no bairro Santa Rita. O conjunto Ernani Moura Lima também receberá uma capela que está sendo reformada e readequada pelos próprios servidores da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF).

Também estiveram presentes no evento, a secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali, o assessor de Acessibilidade José Giulangeli, a secretária municipal do Trabalho, Neiva S. Vieira, a secretária municipal do Idoso, Altina Gouvêa, o secretário da Defesa Social, Jefferson Dias, o ex-presidente da Cohab, João Verçosa, os vereadores Jairo Tamura e Rodrigo Gouvêa, assessoria do deputado Nelson Padovani, o ex-secretário de Governo, Marcos Citto, o diretor da Acesf, José Roberto Damiano, diretores e professores das escolas Tereza Canhadas Bertan e Zumbi dos Palmares, o líder comunitário, Marcos da Horta, o presidente da Associação dos Moradores do jardim União da Vitória, Antônio Marcos Fiúza, Oswaldo Antonio dos Santos, diretor da rádio comunitária do União da vitória, o líder comunitário Renato Vandré e trabalhadores da cooperativa de reciclagem Cooprelon, entre outros.

Fotos: Vivian Honorato
Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo