Prefeito anuncia aos camelôs liberação de galpão da Fepasa pelo DNIT

Arquivado em:
Publicado Quarta, 04 de Abril de 2012 às 06:40, por: CdB

Prefeito anuncia aos camelôs liberação de galpão da Fepasa pelo DNIT

04/04/2012 - 12:20

  

 

Maria do Carmo Pagani

 

O prefeito Pedro Serafim anunciou que a transferência do antigo galpão da Fepasa ao município foi autorizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Ministério dos Transportes, e que o local abrigará um shopping popular de compras. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira, dia 3 de abril, em uma reunião que contou com a presença de cerca de 1,5 mil camelôs que atuam nas áreas próximas ao Terminal Miguel Vicente Cury (Terminal Central) e são filiados ao Sindicato dos Empreendedores Individuais de Ponto Fixo e Móvel de Campinas (Sindpeic).

 

Em seu pronunciamento à categoria, o prefeito leu parte do documento que autoriza a Prefeitura a "realizar a ocupação, guarda e proteção do antigo galpão", firmado com o DNIT nesta semana. Disse, ainda, que até o final do ano, com o comprometimento da categoria em cumprir as determinações firmadas em decreto que vem sendo elaborado e que será apresentado ao Ministério Público (MP) no próximo mês de maio, os comerciantes em bancas daquela área terão a permissão de uso do solo público emitida pela SETEC- Serviços Técnicos Gerais. "E, a partir de então, nunca mais serão chamados de informais", disse Serafim.

 

O prefeito fez questão de destacar, também, que tão logo tomou posse, foi intimado pelo MP para tomar providências em relação ao camelódromo."Não me furtei a essa convocação. Mas tomei a posição que meu coração mandava e minha escolha foi ficar ao lado dos trabalhadores", disse emocionado. A partir de então, ouvindo todos os envolvidos na questão, que remonta há mais de 30 anos, foi sendo elaborado o documento que deve garantir aos camelôs a licença para o uso do solo público naquela área.

 

A liberação do galpão da Fepasa ao município permitirá a transferência de pelo menos 400 camelôs que trabalham atualmente na área central. “Ficamos muito felizes com a notícia que o prefeito nos deu. Ela significa uma grande vitória para a nossa categoria que busca desde 2009 a ocupação deste local”, diz a presidente do Sindpeic, Maria José Sales Massaiolli.

 

Ela faz questão de ressaltar, ainda, que a conquista se deve à interação e ao respeito entre os trabalhadores e a Administração Municipal. “Nossa categoria tem atendido às solicitações do poder público para atuar dentro das melhores condições”, diz Maria José. Como exemplo, ela cita o fato de praticamente a totalidade dos camelôs associados ao Sindipeic terem aderido ao programa Microempreendedor Individual (MEI) e passado a recolher tributos e cumprir as regras do programa. “Estamos cumprindo todas as determinações para deixarmos de ser informais”, conta.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo