Preço da gasolina no Brasil poderá cair nos próximos dias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 26 de março de 2003 as 00:47, por: cdb

O preço da gasolina no Brasil poderá diminuir nos próximos dias. A expectativa, segundo análise de estudo encomendado à Petrobrás pelo Ministério das Minas, é o recuo nos preços do barríl de petróleo e da moeda norte-americana, como ocorreu ao longo da última semana. A queda de até 20% no custo de importação de combustível do Brasil, de acordo com a análise da estatal, poderá permitir a correção negativa do preço da gasolina nos postos de serviço.

Outras estimativas, realizadas pela ARX Capital, conforme divulgou nesta quarta-feira o canal de TV a cabo Globonews, para manter a paridade com as cotações internacionais, a gasolina deveria sofrer um corte de preço entre 5% e 10% nas refinarias. O cálculo foi feito considerando as cotações dos derivados de petróleo no mercado internacional e do câmbio no Brasil, no encerramento dos negócios nesta terça-feira. No caso do óleo diesel, a redução de preços poderia ser de 18% a 25%. Apenas o GLP (gás de cozinha) $com os preços defasados.

Os combustíveis têm pressionado a inflação e, este ano, o grupo transportes foi o que apresentou maior variação de preços pelo IPCA-15: 8,52%. Este mês, as altas foram menores: a gasolina subiu 1,71%, contra 6,64% em fevereiro e o gás de cozinha recuou 3%, contra uma alta de 0,17% no mês passado. Mas, com a disparada do preço do petróleo no período pré-guerra, havia o temor de que o governo tivesse que fazer novos reajustes nos próximos meses.

– A reação dos mercados financeiros ao início da guerra desarmou as expectativas de um novo aumento de combustíveis. Isso melhora significativamente o cenário para a inflação este ano – diz Marco Antônio Franklin, diretor da ARX Capital.