Pré-matrícula para rede estadual de ensino pode ser feita via Internet

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 5 de outubro de 2004 as 10:46, por: cdb

O processo de pré-matrícula na rede estadual de ensino pela internet foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também coube à autarquia desenvolver o formulário utilizado pela central de matrícula telefônica.

Nesta quarta-feira começam as matrículas para a 5ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Médio, além da Fase 5 do Ensino de Jovens e Adultos e 1º ano do Normal, através do endereço eletrônico www.prematricula.see.rj.gov.br ou pelo 0800-203-322.

O prazo para preencher o formulário e dar cinco opções de escola vai até o dia 6 de novembro. Segundo o secretário de Educação, Cláudio Mendonça, serão 50 mil vagas para a 5ª série, 35 mil para o 1º ano, 45 mil para o Ensino de Jovens e Adultos e 12 mil para o Ensino Normal.

Na segunda etapa, de 9 a 22 de novembro, serão enviados telegramas informando qual será a escola e quando o aluno deve confirmar a matrícula. Caso a escola não esteja entre as cinco opções apontadas, o aluno poderá buscar alternativas entre 1º e 12 de dezembro.

Este ano, o Proderj também vai ser responsável pela distribuição dos alunos pelas locações disponíveis na rede de escolas do estado, de acordo com o número de vagas de cada unidade. O prazo para fazer a pré-matrícula na rede estadual, tanto pelo telefone quanto pela Internet, termina no dia 6 de novembro. Em dezembro, haverá uma nova etapa do processo de matrícula, entre o dia 1º e 12 de dezembro.

Para garantir o sucesso deste sistema eletrônico, o Proderj contou com a participação de algumas de suas gerências. A Gerência de Sistemas Educacionais (GSE) ficou responsável pelo desenvolvimento da página, além de administrar o histórico de dados. O serviço de configuração do servidor, o armazenamento de dados e a rede ficaram a cargo da Gerência de Sistemas Operacionais, Gerência de Tratamento da Informação e Gerência de Operações da Rede, respectivamente.

Comments are closed.