Prazo para pagamento doIPTU termina segunda-feira, 23

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 06:57, por: cdb

Por: Daniel Moraes

Termina na próxima segunda-feira (23/04) o prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Montes Claros. Inicialmente, o prazo iria até o dia 12 deste mês, mas a Prefeitura decidiu estender este período. “Recebemos muitos pedidos de contribuintes para que o prazo fosse prorrogado, alguns alegando que as guias de pagamento não haviam sido entregues em suas casas, e outros dizendo que não poderiam pagar no prazo por ainda não terem ainda recebido o salário”, explica Sebastião Prates, diretor de receitas da Secretaria da Fazenda de Montes Claros.

Segundo ele, as pessoas que optarem por pagar o imposto à vista até segunda-feira terão um desconto considerável. “Quem não tiver débitos com a Prefeitura e realizar o pagamento à vista terá desconto de 20% no IPTU. Para quem estiver em débito, este desconto será de 10%. Já para o pagamento à vista da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCR), o desconto é de 35%, não importando se o contribuinte tem ou não pendências com a Prefeitura”, revela.

Os contribuintes podem optar também por parcelar o pagamento em até 8 vezes, sem desconto, sendo que a data limite para a quitação da primeira parcela também é no dia 23. Depois deste prazo, será cobrada multa (que varia de 4 a 10%, dependendo do atraso), além de juros de 1% ao mês.

Sebastião Prates explica que quem ainda não recebeu as guias pelos Correios pode comparecer à Prefeitura, entre 8h e 18 horas, para retirar o carnê de pagamento. De posse do carnê, o contribuinte pode realizar o pagamento em um dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, HSBC, entre outros) ou mesmo em uma casa lotérica se o valor for inferior a R$ 1.000. “Caso não queira ir à Prefeitura, a pessoa pode imprimir a segunda via da guia pela internet, através do nosso site (www.prefeitura.mg.gov.br/servicos)”, explica o diretor de receitas.

“Quem paga em dia o IPTU contribui para o desenvolvimento da cidade, já que o valor arrecadado com o imposto é revertido em obras, saúde e educação. Além disso, quem não paga o IPTU não consegue obter o Alvará de Funcionamento (Pessoa Jurídica) ou retirar a Certidão Negativa de Débito”, conclui Prates.
Quem quiser obter mais informações sobre o pagamento do IPTU pode usar os telefones (38) 3229-3076, 3229-3075, 3229-3069 ou 3229-3130.