Prazo de adesão ao acordo de pagamento do FGTS termina dia 30

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 26 de dezembro de 2003 as 17:12, por: cdb

 O prazo de adesão ao acordo de pagamento das diferenças do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem tem direito a receber as perdas salariais dos planos econômicos Verão e Collor I termina na próxima terça-feira, dia 30. O dinheiro corresponde às correções monetárias que deixaram de ser creditadas nas contas de FGTS dos trabalhadores em dezembro de 1988 (16,64%) e em abril de 1990 (44,8%).

A Caixa Econômica Federal já contabilizou o pagamento de R$ 18,2 bilhões aos trabalhadores brasileiros desde que o acordo foi fechado entre governo, centrais sindicais e empresários há um ano e cinco meses. Deste total, segundo a Caixa, R$ 14,2 bilhões já foram sacados por 28,9 milhões de trabalhadores.

Para ter direito ao saque dos recursos, o trabalhador deve, primeiro, preencher o Termo de Adesão ao acordo. Cerca de 31,8 milhões de trabalhadores já assinaram o documento.

A Caixa lembra que quanto antes a adesão for feita, mais rápido será o recebimento dos recursos, desde que atendidas as condições de saque.

Para quem não tem ações na Justiça, o termo de adesão está disponível nos Correios, na internet (www.caixa.gov.br). Os outros deverão pegar o Termo de cor azul nos Correios.

O formulário estará disponível nas agências da Caixa apenas para os dependentes de titular de conta já falecido. O beneficiário legal terá que apresentar seus documentos pessoais e a Certidão de Dependentes emitida pelo INSS ou instituição equivalente, ou alvará judicial.