Praga de formigas vermelhas ameaça Taiwan

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 30 de setembro de 2004 as 07:11, por: cdb

Uma praga de formigas vermelhas, que invadiu  Taiwan, começou a devastar cultivos no norte e centro da ilha, nesta quinta-feira.   A invasão pode causar um prejuízo de bilhões de dólares se não for erradicada em breve.

As formigas do gênero Solenopsis, que pode ter chegado há mais ou menos três anos em cargueiros procedentes da América Latina, é capaz de colocar até 60.000 ovos e ameaça devastar a ilha no prazo de três a cinco anos.

Os especialistas advertiram que este inseto ataca fazendas, jardins, casas de madeira, florestas de bambu, parques urbanos, vias de trens, equipamentos elétricos e eletrodomésticos, pelos quais entra nas cidades e lares. Os danos materiais da invasão podem chegar em duas décadas a 150 bilhões de dólares locais (4,412 bilhões de dólares) e ao dobro dentro de 30 anos.

Por enquanto, os únicos mortos foram aves de abate, embora várias dezenas de camponeses taiuaneses tenham sido hospitalizados. A picada contém um veneno de alcalóides que produz no homem um inchaço, seguido por uma ferida purulenta.