Powell vai fazer missão de paz no Oriente Médio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 18 de abril de 2003 as 10:14, por: cdb

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Colin Powell, confirmou nesta quinta-feira que deve realizar em breve uma visita ao Oriente Médio, numa tentativa de dar novo impulso às negociações de paz entre palestinos e israelenses.

Powell já havia dito que iria visitar a Síria, país que é acusado pelas autoridades americanas de estar abrigando membros do regime do presidente iraquiano Saddam Hussein.

Em uma entrevista a um canal de TV americano, o secretário não disse em que data deve ir à região. Contudo, segundo representantes do Departamento de Estado, a viagem não deve ocorrer em menos de uma semana.

O correspondente da BBC em Washington Jon Leyne disse que a data da visita de Powell depende da posse do novo primeiro-ministro da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas.

Inatividade

No momento, Abbas, conhecido como Abu Mazen, está envolvido em complicadas negociações com o líder da AP, Yasser Arafat, para definir os membros do gabinete.

Segundo Leyne, assim que Abu Mazen assumir seu cargo, os Estados Unidos devem divulgar seu mais novo plano de paz para região, que está sendo chamado de Road Map (ou “mapa da estrada”, em inglês), e também a data da viagem.

Powell prometeu voltar a concentrar esforços na busca de uma solução pacífica para o conflito entre palestinos e israelenses, depois de quase um ano de inatividade americana no processo.

Na Síria, Powell deve apresentar diretamente ao presidente Bashar Al-Assad a posição oficial dos Estados Unidos contra países que, no entender do Departamento de Estado, dão apoio ao que chamam de “terrorismo”.

Além de ser acusada de abrigar membros do governo iraquiano liderado por Saddam Hussein e de apoiar grupos extremistas, a Síria também estaria, de acordo com os americanos, em poder de armas químicas.