Powell inicia viagem por Espanha, Albânia, Síria e Líbano

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de maio de 2003 as 03:32, por: cdb

O secretário de Estado Colin Powell inicia nesta quinta-feira uma viagem pela Espanha, Albânia, Síria e Líbano. O objetivo da viagem é tentar promover a paz no Oriente Médio após a vitória militar das forças anglo-americanas no Iraque.

O primeiro local a ser visitado é Madri, onde vai analisar com o governo espanhol os planos pós-guerra. Powell volta a Washington no final da noite de sábado.

Em Tirana, ele irá assinar uma carta de parceria com o Adriático incluindo a Macedônia, a Croácia e a Albânia, através da qual Washington apoiará a integração desses países nas instituições euro-atlânticas, principalmente a Otan.

Beirute e Damasco, serão visitadas no sábado. Locais que foram criticados pelo departamento de Estado em seu informe anual sobre o terrorismo. Além disso, Washington acusou a Síria de colocar em risco as forças que derrubaram o governo do Iraque e de dar refúgio a funcionários do deposto regime de Saddam Hussein.

Ao Congresso, Powell disse em declarações que vai tentar convencer os governos do Líbano e Síria da nova dinâmica política que Washington quer obter no Oriente Médio após a queda de Saddam.