Powell e Li Zhaoxing querem colocar em prática ‘uma cooperação construtiva’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 5 de novembro de 2003 as 02:27, por: cdb

O Secretário de Estado Colin Powell falou na noite da última terça-feira por telefone ao ministro de Assuntos Exteriores chinês, Li Zhaoxing sobre o desejo dos Estados Unidos de colocar em prática o mais rápido possível as medidas estipuladas por seus presidentes a favor de ‘uma cooperação construtiva’.

Segundo informou, nesta quarta-feira, a imprensa oficial chinesa, os presidentes Hu Jintao e George W. Bush decidiram ‘desenvolver e fortalecer’ as relações bilaterais durante a recente cúpula do Apec (Fórum de Cooperação da Ásia Pacífico), em Bangcoc.

A conversação telefônica entre os responsáveis de política externa aconteceu na última terça-feira à noite durante a viagem que Powell faz pela América Central.

-O Secretário de Estado reiterou a Li a adesão de Washington à política de ‘uma só China’ e o felicitou pela próxima visita aos EUA do vice-ministro de Exteriores chinês, Wang Yi – escreveu a agência Xinhua.

Um porta-voz do ministério de Assuntos Exteriores chinês destacou hoje que ambos os interlocutores reiteraram o desejo de seus respectivos líderes de impulsionar o diálogo multipartidário das seis partes afetadas pela crise nuclear da Coréia do Norte, iniciado em Pequim.