Powell diz que EUA e Rússia não chegaram a um acordo sobre Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 14 de maio de 2003 as 15:13, por: cdb

O secretário de Estado americano, Colin Powell, disse que os Estados Unidos e a Rússia não conseguiram chegar a um acordo em relação à proposta americana de suspender as sanções da ONU (Organização das Nações Unidas) contra o Iraque.

Powell se encontrou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, no que parece ser uma tentativa de reparar os estragos feitos nas relações entre os dois países pela guerra contra o Iraque.

Putin disse que os dois países preservaram “as bases fundamentais da relação”, apesar das discordâncias.

Ele acrescentou que espera que o encontro de cúpula com o presidente americano George W. Bush, no fim de maio, em São Petersburgo, traga “um novo impulso” às relações bilaterais.

Compromisso

Os ataques suicidas desta semana na Chechênia e na Arábia Saudita fizeram os dois países se lembrar do porquê terem se comprometido a trabalhar juntos.

Powell chegou a Moscou vindo de Riad, na Arábia Saudita, onde visitou o local dos ataques suicidas da última segunda-feira (12).

Sua visita a Moscou coincidiu com o segundo ataque suicida na Chechênia em dois dias.

Na manhã desta quarta-feira, Powell também se encontrou com o ministro do Exterior da Índia, Yashwant Sinha, que está visitando Moscou, para discutir novas medidas para relaxar as tensões entre Índia e Paquistão.