Powell defende cúpula internacional sobre eleições no Iraque

Arquivado em:
Publicado Sábado, 25 de Setembro de 2004 às 11:07, por: CdB

O governo dos Estados Unidos impulsiona a realização de uma cúpula internacional em outubro para apoiar o processo eleitoral no Iraque, afirmou o secretário de Estado americano, Colin Powell, ao jornal "The New York Times".

Powell disse nesta sexta-feira, durante uma entrevista com editores e jornalistas da publicação nova-iorquina, publicada hoje, que a cúpula regional acontecerá possivelmente em outubro, com a participação de líderes iraquianos e das nações do G8.

O secretário de Estado garantiu que "este é o desejo do primeiro-ministro (iraquiano) Iyad Allawi".

Fontes próximas às negociações disseram ao "NYT" que nos últimos dias os Estados Unidos vêm sendo discretamente pressionandos para levar a cabo a reunião com o G8 (Alemanha, Canadá, EUA, França, Reino Unido, Itália, Japão e Rússia), de modo a conferir mais legitimidade ao processo eleitoral no Iraque.

O governo dos EUA, criticado pela oposição democrata pelo pouco apoio internacional no Iraque, está buscando a cooperação de vários países do Oriente Médio, inclusive do Irã.

Consciente da escalada da violência e da lentidão da reconstrução no Iraque, os Estados Unidos também querem promover a participação de grupos dissidentes, embora insistam, segundo o jornal, que a idéia da cúpula não tem motivações políticas.

O candidato presidencial democrata, John Kerry, já afirmou que, caso vença as eleições de 2 de novembro, convocará uma cúpula similar para agilizar as eleições no Iraque.

Em outubro do ano passado, representantes de 73 países e de 20 organismos internacionais, além de grupos não-governamentais, participaram em Madri da Conferência Internacional de Doadores, na qual as partes se comprometeram a ajudar nos esforços de reconstrução do Iraque.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo