Porto Seguro vai sediar o XIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 2 de setembro de 2003 as 23:05, por: cdb

A Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado da Bahia – AEP/BA, apoiada pela Associação dos Engenheiros de Pesca do Estado de Sergipe – AEP/SE, e a Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil – FAEP/BR, estarão promovendo de 21 a 25 de setembro de 2003, no município de Porto Seguro (BA), o XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA tendo como tema principal Pesca e Aqüicultura – Agronegócio e Sustentabilidade.

O tema atende à necessidade de discutir a atividade como agronegócio, com os incentivos à implantação de projetos empresariais, desenvolvimento de novas tecnologias, procedimentos de qualidade exigidos pelo mercado, capacitação da mão-de-obra e profissionalização dos produtores e pescadores, estabelecendo uma visão ampla da cadeia produtiva, sempre alertando para os cuidados com a degradação ambiental.

O reconhecimento da limitação dos recursos e a consciência de que não se pode exaurir a capacidade produtiva do patrimônio natural vêm impondo atenção e uma das preocupações atuais é a produção de alimentos em larga escala sem afetar a integridade dos ecossistemas. A civilização ocidental finalmente percebeu que nosso ambiente tem recursos preciosos, finitos, degradáveis.

As atividades do XIII CONBEP incluem palestras, cursos, apresentação de trabalhos e exposição de produtos ligados à atividade (EXPOBEP 2003). Além de se constituir numa oportunidade única de fortalecer as relações entre os profissionais, possibilita inserir o segmento estudantil no campo técnico/científico. Paralelamente ao congresso acontecerão dois eventos: o Encontro Nacional de Criadores de Camarão e o Encontro Nacional de Empresários de Pesca.

A Bahia também será representada no evento através de um mini-curso de Piscicultura em tanques-rede e uma palestra sobre pólos de piscicultura, onde a experiência de Paulo Afonso será retratada.