Porto do Rio apresenta campanha por menos lixo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 8 de junho de 2015 as 15:25, por: cdb
Ao todo, mais de 5,2 mil domicílios serão beneficiados com este modelo inédito e exclusivo de gestão de resíduos na Região Portuária
Ao todo, mais de 5,2 mil domicílios serão beneficiados com este modelo inédito e exclusivo de gestão de resíduos na Região Portuária

A Concessionária Porto Novo, responsável pelos serviços de limpeza e gestão de resíduos na Região Portuária do Rio, lançou nesta segunda-feira, a Campanha Coleta Nossa Região Portuária Mais Limpa. Na primeira etapa, a ação educativa de coleta de lixo residencial e de entulho de obra domiciliar foi realizada com todos os moradores dos morros do Pinto e King Kong, no Santo Cristo. Na sequência, a iniciativa será expandida para a Gamboa, Morro da Conceição, Providência e Santo Cristo. Ao todo, mais de 5,2 mil domicílios serão beneficiados com este modelo inédito e exclusivo de gestão de resíduos na Região Portuária.

– A campanha tem como objetivo conscientizar os moradores sobre a importância e as formas corretas de descarte do lixo domiciliar e do entulho. Com isso, além de incentivar uma maior organização e limpeza do espaço urbano, há uma contribuição direta para a preservação do meio ambiente e da saúde, com a redução de enchentes e proliferação de vetores de doenças – ressalta José Renato Ponte, presidente da Concessionária Porto Novo.

A partir desta segunda-feira, educadores ambientais vão percorrer durante três dias todas as residências dos morros do Pinto e King Kong para explicar pessoalmente aos moradores como funciona a coleta e o recolhimento do entulho de obra domiciliar. As ruas das comunidades vão ganhar placas e cartazes informativos e serão entregues, ainda, imãs de geladeira para que os moradores escrevam o horário da coleta na sua rua.

Em paralelo, será lançado o hotsite www.portonovo.com/coleta, no qual estarão disponíveis os horários específicos do serviço. No espaço, basta digitar o nome da rua e, imediatamente, será informado o dia e o horário da coleta. “Será preciso colocar o lixo em sacos plásticos bem amarrados na porta de casa, uma hora antes da equipe da coleta passar. Outra opção será depositá-los nos 43 novos contêineres distribuídos pela comunidade. O mapa com as localizações dos mesmos também está disponível no site. Já os entulhos e os bens inservíveis serão coletados mediante agendamento prévio, por meio do telefone 0800-8807678”, explica Wanulsa Nunes, gerente de resíduos sólidos e área verde da Porto Novo.

Toda a campanha foi criada de forma lúdica para atrair também a atenção das crianças a esta importante causa. O Portolino é o personagem condutor das dicas e informações sobre estes novos serviços. Presente em todas as peças, o mascote busca aproximar e incentivar a todos para a participação efetiva nesta ação.