Porto de Santos bate novos recordes de movimentação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 1 de novembro de 2002 as 23:57, por: cdb

A movimentação de cargas no Porto de Santos (SP) registrou novos recordes no último mês de setembro. Foi a maior marca já registrada nos meses de setembro e o maior total acumulado no período. Vale destacar a significativa participação e o expressivo aumento das exportações na composição do volume total.

Somente os embarques efetuados em setembro responderam por cerca de 70% do total operado no mês, representando no acumulado do ano quase 63%. Além disso, em relação ao ano passado as exportações tiveram um crescimento de 31,07% no mês e 15,92% no total até setembro.

O maior destaque, pelo volume embarcado, é o açúcar, que permanece liderando no ranking das principais cargas carregadas e descarregadas no Porto de Santos. Com mais de um milhão de toneladas em setembro, o produto registrou crescimento de 24,31% na comparação com o mesmo período de 2001, elevando o total acumulado para 5.810.013 toneladas, o que representou um aumento de quase 29% no acumulado do ano.

Já em relação à taxa de crescimento, um dos principais destaques dentre os produtos operados em Santos ficou com o chamado complexo soja, que no total acumulado ultrapassa, inclusive, a movimentação de açúcar. Os grãos tiveram crescimento mensal de 90,97%, refletindo um incremento de quase 11% no movimento acumulado em relação ao ano passado.

A expectativa da administração portuária é ampliar ainda mais o volume dos embarques de granéis com a construção do Terminal para Granéis de Guarujá – o TGG, a ser iniciada no próximo ano. O TGG dotará o Porto de Santos de instalações multiuso, para operar, anualmente, mais 10 milhões de toneladas de cargas a granel, entre as quais, grãos e farelos de origem vegetal, açúcar, óleo vegetal, álcool de açúcar e fertilizantes.

Considerando exclusivamente os índices de crescimento, dois produtos destacaram-se na análise estatística do mês. Apesar de não figurar dentre as cargas mais movimentadas pelo Porto, o papel foi a que mais cresceu no último mês de setembro, com uma taxa de 111,25%, refletindo um aumento de 39,29% no total do acumulado do ano. As operações de descarga de soda cáustica lideraram o ranking das cargas que mais cresceram no ano até setembro, registrando aumento de 60,39% em relação a igual período de 2001.

Outro destaque nos números do Porto ficou com a movimentação de contêineres. Foram 115.375 teu’s operados em setembro, registrando um aumento de 37,10% e elevando o acumulado para 906.296 teu’s, apontando, no período, um crescimento de 15,51%.

Com o fechamento de setembro, Santos registra nos últimos 12 meses um total de mais de 51 milhões de toneladas movimentadas, o que sinaliza para mais um recorde anual em 2002. Em 2001, o Porto operou 48.161.593 toneladas. Com as projeções para este ano, o Porto de Santos deverá alcançar um crescimento de, aproximadamente, 8% em relação ao anterior, encerrando o ano com um movimento em torno de 52 milhões de toneladas.