Porto Alegre sediará Fórum Mundial da Educação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 12 de abril de 2003 as 20:20, por: cdb

A terceira edição do Fórum Mundial de Educação (FME) permanece em Porto Alegre. A escolha do local foi feita esta semana na reunião do
Comitê de Organização, em Porto Alegre, com representantes de entidades nacionais e internacionais. A próxima edição será de 29 a 31 de julho de 2004.

Moacir Gadotti, diretor do Instituto Paulo Freire e membro do Comitê de Organização, explica que a escolha de Porto Alegre foi estratégica, visto que o Congresso da Internacional da Educação será de 24 a 29 de julho na capital gaúcha. “A Internacional tem representação em 189 países e deverá reunir 2 mil delegados”.

Durante a reunião, o Comitê de Organização também definiu que o FME irá construir uma rede mundial permanente de mobilização em defesa da educação pública e gratuita para que todas as pessoas do mundo tenham acesso ao conhecimento. Segundo Gadotti, o FME está em momento de transição. “Não há mais a figura do coordenador geral, o Conselho Internacional (CI), que será formado por entidades nacionais e internacionais, constituirá o órgão máximo de decisão política e coordenará as atividades e programas dos Fóruns Regionais e Mundiais.

Além do CI, haverá o Comitê Organizador (CO), responsável pela estruturação dos principais eventos locais e regionais. A organização dos Fóruns Regionais ficará a cargo dos Comitês Nacionais em diversos países, com as funções de organizar os eventos e as atividades locais, de acordo com as estratégias definidas pelo CI.

A nova estruturação do FME será planejada por cinco comissões: Temática, Relações Internacionais, Comunicação, Finanças e Organização. Constituídas pelas entidades que participam da organização desde a 1ª edição do FME, as comissões irão elaborar o planejamento de organização e de estrutura da atuação do FME no mundo.

No decorrer deste ano, até a realização do FME 2004, serão promovidos Fóruns Regionais que apontarão diretrizes para compor a Plataforma Mundial de Educação. Já está em discussão a realização de Fóruns em São Paulo, Medelín – Colômbia, Guadalajara – México e Barcelona – Espanha.