Portal do Trabalhado​r tem vagas de emprego disponívei​s

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 09:58, por: cdb

Luciana Benício

Em 2011 o índice de empregos com carteira assinada no Pará cresceu cerca de 8% segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Ainda assim é grande o número de pessoas que procuram uma colocação profissional e não conhecem as instituições parceiras de empresas que encaminham candidatos para vagas disponíveis.

O Portal do Trabalhador da Prefeitura Municipal de Belém é uma dessas instituições e atualmente tem cerca de 40 vagas disponíveis para funções como encarregado de oficina, auxiliar de laboratório, serviços gerais, operador de caixa e assessor comercial. Os níveis de escolaridade variam do ensino fundamental ao ensino médio e pessoas portadoras de necessidades especiais também têm vagas disponíveis.

O local também oferece cursos de qualificação profissional e a partir de junho as inscrições estarão abertas para o segundo semestre de 2012. Em 2011 mais de 600 vagas foram ofertadas em mais de 18 cursos como massagista, esteticista, camareira, operador de telemarketing e outros.

De acordo com Reginaldo Abreu, coordenador do Portal, os cursos dão oportunidade para as pessoas entrarem no mercado profissional, que é muito competitivo. “Qualquer pessoa pode participar, todos os cursos são gratuitos. Nossa meta é conseguir mais investimento junto ao Ministério do Trabalho e Emprego e aumentar a oferta de vagas e cursos.”, disse.

O Portal do Trabalhador é vinculado à Secretaria Municipal de Economia e visa ampliar o acesso da população ao mercado formal, através da qualificação da mão de obra e do estabelecimento de parcerias com empresas e instituições interessadas em abrir vagas de emprego. Os alunos recebem auxílio transporte, lanche, qualificação profissional, resgate da cidadania, interação das pessoas na comunidade e oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Serviço: Para inscrever-se no Portal do Trabalhador é necessário apresentar documentos pessoais como RG, CPF, Comprovante de Residência, escolaridade e para homens o certificado de reservista. O endereço do Portal é Rua Gaspar Viana, nº 754. Mais informaçoes pelo telefone 3344 3408.