Portal do Governo na Internet em baixo há vários dias

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 05:24, por: cdb

O portal do Governo PSD/PP na internet (http://www.portugal.gov.pt/) está em baixo desde o início da semana, devido a problemas informáticos que o Governo continua sem conseguir resolver, há vários dias.Artigo |4 Abril, 2012 – 12:20Imagem retirada do blogue costalpina.blogspot.pt

O site do jornal “Expresso” noticiou nesta terça feira pelas 13.54h que a página oficial do Governo na Internet estava em baixo desde o início da semana. Nesta quarta feira, pelas 12 horas, o portal do Governo na Internet continua a não estar acessível.

Segundo o site do jornal, também os e-mails de vários departamentos do Governo estão em baixo, nalguns casos desde o final da semana passada. Uma fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros garantiu ao jornal que não foi um ataque de piratas informáticos, mas “um problema nos discos”.

Segundo o jornal “I” desta quarta feira, o diretor do Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER), Manuel da Costa Honorato, disse que o problema foi causado pela tempestade do passado domingo, que atingiu o edifício do Conselho de Ministros, onde se encontram os centros de dados do portal do Governo. “A trovoada afetou o ar condicionado, que sobreaqueceu as instalações”, justificou ao “I” Manuel Honorato, sem explicar porque o problema não foi resolvido, tantas horas depois.

Nesta terça feira, a deputada Catarina Martins do Bloco de Esquerda criticou o facto de ser impossível encontrar o histórico dos antigos governos no novo portal do Governo PSD/CDS-PP (até os documentos relativos ao PEC ou ao memorando de entendimento com a troika desapareceram) e alertou para o facto do portal estar “em baixo”. Apesar das afirmações da deputada serem verdade, e o portal do governo continuar “em baixo” quase 24 horas depois, nesta quarta-feira às 12 horas, Catarina Martins foi desmentida pelo deputado doCDS-PP Adolfo Mesquita Nunes que garantiu ter acesso, certamente especial, ao portal e aos documentos.