População urbana em 2000 era de 81,25% do total de brasileiros, informa IBGE

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 29 de dezembro de 2003 as 10:32, por: cdb

A população brasileira residente em áreas urbanas totalizava 81,25% do total em 2000 e, nos mapas do Atlas do Censo Demográfico daquele ano, divulgado na manhã desta segunda-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é possível verificar a grande heterogeneidade de sua distribuição espacial. A quantidade relativa de habitantes da área urbana em cada município varia fortemente.

Na avaliação do IBGE, “é legalmente considerada urbana toda população residente nas sedes dos municípios e demais áreas definidas pelas legislações municipais. Segundo esse critério, os municípios com forte predominância de população urbana se concentram na região Sudeste, especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e, por fim, Minas Gerais”.

Uma curiosidade destacada pelo Instituto no mapa de distribuição da população rural é que, ao contrário do que se poderia esperar, as grandes concentrações de população rural coincidem espacialmente com as grandes concentrações de população urbana, em especial no litoral e ao longo dos grandes eixos rodoviários e fluviais.