População aprova alterações de circulação no Jardim Chapadão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 8 de março de 2012 as 16:11, por: cdb

População aprova alterações de circulação no Jardim Chapadão

08/03/2012 – 16:25

  

 

Carolina Martins

Moradores do Jardim Chapadão aprovam as alterações no sentido de circulação em algumas vias do bairro, que entraram em vigor nesta quinta-feira, dia 8. Quatro ruas passaram a ter sentido único, na via toda ou somente em trechos: Dolores Saborido Pereira, Elisário Pires de Camargo, Jacob Bereck Steimberg e Lourenço Jampaulo.

 

O vendedor Luciano Domingues considerou o projeto benéfico. “Antes as ruas estreitavam, levando os motoristas a brigar por espaço”, afirma.

 

O objetivo da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) com a mudança, foi melhorar a fluidez de trânsito entre as avenidas João Erbolato e Marechal Rondon, especialmente na Rua Dolores Saborido Pereira, que tinha sentido duplo de circulação e passou a ter sentido único desde a Avenida João Erbolato até o cruzamento com a Rua Elisiário Pires de Camargo.

 

Esta última, por sua vez, prossegue, no mesmo sentido, até a Rua Lourenço Jampaulo, que termina na Avenida Marechal Rondon. Ou seja, dois trechos das ruas Elisiário Pires de Camargo e Lourenço Jampaulo passaram, também, a ter sentido único de circulação.
 

Já a Rua Jacob Bereck Steimberg agora tem sentido único desde a Avenida Marechal Rondon até a Rua Cônego Manoel Garcia. Adriana Oliveira, que trabalha como caixa em um pet shop, destacou os pontos positivos das alterações. “No final da tarde o fluxo de veículos é realmente muito grande e os clientes têm até um pouco de dificuldade para estacionar”, comenta Adriana.

No início da manhã, agentes da Mobilidade Urbana da EMDEC se posicionaram nas ruas onde houve mudanças, orientando os motoristas e fazendo os últimos ajustes na sinalização. A EMDEC também implantou minirrotatórias nos cruzamentos da Avenida João Erbolato com a Rua Dolores Saborido Pereira e na Avenida João Erbolato com a Rua Cônego Manoel Garcia. Esta segunda minirrotatória beneficia principalmente os alunos da Escola Estadual Marechal Mallet.

Para proporcionar tais melhorias no Jardim Chapadão, a EMDEC implantou, no total, 101 placas, sobretudo R1 (“Parada Obrigatória”, 30 placas) e R24a (“Sentido Obrigatório”, 21 placas). A EMDEC utilizou, na implantação do projeto de sinalização, 75 prismas e 97 tachões.