Policiais prendem foragido da Justiça no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 27 de março de 2015 as 13:59, por: cdb
O suspeito não apresentou nenhum documento de identificação e foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá)
O suspeito não apresentou nenhum documento de identificação e foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá)

Agentes da Operação Lapa Presente (OLP), da Secretaria de Governo do Rio de Janeiro, prenderam, na madrugada desta sexta-feira, um foragido da justiça e um acusado de roubo. Durante patrulhamento na Praça Tiradentes, os agentes da OLP abordaram Róbson Antonio Gonçalo Júnior, de 24 anos. O suspeito não apresentou nenhum documento de identificação e foi conduzido à 5ª DP (Mem de Sá). Após consulta ao sistema, foi constatado que, contra ele, havia um mandado de prisão em aberto por roubo. A ocorrência foi registrada e Róbson foi preso.

Na Avenida Mem de Sá, os agentes foram chamados por uma vítima de roubo. Após ser informada sobre as características do suspeito, a equipe da Operação abordou Kevid Américo Dila, de 23 anos. Ele foi encaminhado à 5ª DP (Mem de Sá), onde foi reconhecido pela vítima. A ocorrência foi registrada e Kevid foi preso, acusado por roubo.

Lançada pela Secretaria de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de 27/3, os agentes cumpriram 240 mandados de prisão – sendo 10 por homicídio, 106 por roubo, 55 por furto, 29 por tráfico de drogas e 40 por outros crimes.

Além disso, 1.947 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 1.841 detidas por posse para consumo e 106 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 34 pessoas por porte de arma branca, 16 por portar arma de fogo, 202 por roubo e furto e 552 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 11 kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy).

Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram realizadas 13.671 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, onde 175 veículos foram rebocados por apresentarem alguma irregularidade.

Atendimento ao cidadão

O Disque Lapa Presente (97954-2424 e 97954-2525) recebeu, desde a noite do dia 1º de janeiro de 2014, 1.651 ligações. O serviço tem garantia de anonimato ao denunciante.

A Operação Lapa Presente funciona de domingo à quinta-feira das 19h às 03h e na sexta-feira e sábado, das 21h30 às 05h30. Os 136 agentes (76 policiais militares e 48 agentes civis) patrulham a região da Lapa com 24 bicicletas e 11 viaturas e são equipados com rádios de comunicação e braçadeiras que facilitam a identificação.

Oito órgãos dos governos estadual e municipal atuam coordenados na ação: Secretaria de Governo, Polícia Militar, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública; de Assistência Social; de Conservação; de Transportes, além da Comlurb. O efetivo circula pelo bairro para coibir roubos, uso e venda de drogas e promover o ordenamento urbano, além de realizar ações sociais como o acolhimento de moradores de rua.