Polícia quer coletar DNA de todos os britânicos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 8 de setembro de 2003 as 11:24, por: cdb

A Polícia britânica propôs nesta segunda-feira a criação de um banco de dados nacional que contenha dados do DNA de toda a população do Reino Unido. Fontes policiais disseram acreditar que a medida, cuja implementação custaria centenas de milhões de libras, será bem recebida pela população em geral, já que permite um melhor combate ao crime.

O chefe de Polícia Kevin Morris, presidente da Associação de Comissários de Polícia da Inglaterra e do País de Gales, expressou a vontade da corporação de favorecer um debate “sensato e racional” sobre o assunto. “Somos conscientes de que haverá muita gente reticente e queremos falar com elas antes de tomar uma decisão”, afirmou.

O temor de muitas pessoas é que as informações possam ser utilizadas por empresas e seguradoras para ter acesso ao histórico genético de alguém. Morris acha que uma possibilidade “factível”, embora não em um futuro próximo, seria a tomada de mostras de DNA dos recém-nascidos. Atualmente, o país tem uma base de dados com mostras de condenados e acusados cuja culpabilidade não foi demonstrada.