Polícia peruana apreende 182 kg de coca em depósito da LanChile

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de maio de 2003 as 15:08, por: cdb

A polícia peruana encontrou 182,8 quilos de cocaína em um depósito da companhia aérea LanChile, perto do aeroporto internacional Jorge Chávez de Lima, informou nesta sexta-feira o Ministério do Interior.

O escritório em Lima da LanChile Cargo, uma unidade da LanChile, informou em um comunicado que foi a própria companhia que pediu a intervenção da polícia antidrogas em seus armazéns ao detectar que “a carga era de origem suspeita”.

“Na tarde da última quinta-feira (8) um cliente não familiar embarcou 12 peças de tubo de alumínio com peso aproximado de 753 quilos. O destino final era o Canadá, via Miami”, acrescentou o comunicado da companhia aérea.

Embora o Ministério do Interior não tenha dado mais detalhes sobre a apreensão, fontes policiais disseram que a droga estava escondida dentro dos tubos, que iam ser transportados para o Canadá a bordo de um avião da companhia chilena.

As fontes asseguraram que o carregamento foi levado para depósitos da polícia antidrogas peruana. As autoridades disseram que nas próximas horas darão mais detalhes da apreensão da droga.

O Peru apreendeu no primeiro trimestre 1,4 tonelada de drogas, segundo números oficiais, enquanto em 2002 confiscou cerca de 121 toneladas de entorpecentes, entre pasta básica, maconha e ópio.

O Peru é o segundo produtor mundial de folha de coca, matéria-prima para a fabricação da cocaína.