Polícia monta cerco ao tráfico na Zona Norte

Arquivado em:
Publicado Terça, 04 de Maio de 2010 às 09:40, por: CdB

A Secretaria de Segurança planeja fechar ainda mais o cerco ao tráfico na Faixa de Gaza carioca, na Zona Norte. O próximo passo, em estudo, é levar para Guadalupe as sedes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais - Core e da Academia de Polícia. O secretário José Mariano Beltrame revelou que a ideia é que as duas unidades da Polícia Civil ocupem o antigo quartel do 1º Batalhão de Forças Especiais do Exército, perto da Avenida Brasil, ao mesmo tempo que a Cidade da Polícia da Civil deverá ser instalada na região perto da Favela do Jacarezinho.

Nessa estratégia, a Polícia Civil vai começar a Operação Abutre, que deverá ser um golpe na ação dos traficantes que fugiram das favelas ocupadas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) que se esconderam nos complexos da Penha e do Alemão, de onde saem para roubos. Segundo o chefe do Departamento de Polícia Especializada, delegado Rodrigo Oliveira, cerca de 200 policiais de sete unidades especializadas e da Core vão montar um cinturão de segurança nos bairros próximos a esses complexos, onde o roubo de veículos e os assaltos a pessoas em trânsito pela região vêm aumentando nos últimos meses.

A operação está prevista para ser realizada todos os dias entre as 17h e as 23h, durante 90 dias, no mínimo. As equipes das delegacias especializadas vão ficar em pontos fixos, ao mesmo tempo que os agentes da Core farão rondas para evitar que os traficantes saiam das favelas em comboios para roubar. De acordo com Rodrigo Oliveira, a estratégia é de fazer blitzes para abordar carros e motocicletas, sendo que este cinturão de segurança vai envolver principalmente as áreas da Penha, Vila da Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Vista Alegre, Vicente Carvalho, Olaria e Bonsucesso.

Além de fazer este patrulhamento, os policiais vão tentar colher informações sobre a movimentação dessas quadrilhas, que deverão possibilitar a realização de novas operações em favelas. De acordo com o delegado Rodrigo Oliveira, as informações para montar a Operação Abutre foram obtidas pelas delegacias distritais da região.

A operação tem o objetivo de evitar arrastões como o que aconteceu na manhã desta segunda na Avenida Martin Luther King Jr, no Engenho da Rainha, onde homens armados em dois carros atravessaram um Toyota e um Gol na avenida, assaltando motoristas e passageiros. Para fechar a segunda, um tiroteio, durante a noite, entre traficantes na Favela de Manguinhos teve como resultado dois inocentes feridos por balas perdidas e um suspeito morto, que carregava uma pistola calibre 45 e atingido durante um confronto com policiais.

O secretário de Segurança adiantou ainda que o serviço de inteligência da secretaria e da Polícia Civil vai continuar monitorando os traficantes. Beltrame revelou que o bando do traficante Ivanildo Francelino dos Santos, o Pitoco, morto domingo na operação policial dentro do Complexo da Maré, costumava ficar durante a semana na Vila Cruzeiro, no Morro da Fé e na Chatuba, indo para o conjunto de favelas passar o sábado e o domingo. De acordo com o secretário de Segurança, as informações apontavam que a quadrilha acreditava que a polícia não faria operações na Maré nos fins de semana.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo