Polícia inaugura Companhia Destacada no Morro da Covanca

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 7 de novembro de 2013 as 10:46, por: cdb
A Polícia Militar do Estado do Rio (PMERJ) inaugura, nesta quinta-feira, a Companhia Destacada do Morro da Covanca
A Polícia Militar do Estado do Rio (PMERJ) inaugura, nesta quinta-feira, a Companhia Destacada do Morro da Covanca

A Polícia Militar do Estado do Rio (PMERJ) inaugura, nesta quinta-feira, a Companhia Destacada do Morro da Covanca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Contando com 60 PMs, a unidade vai proporcionar uma ocupação efetiva do local, com policiamento dentro da comunidade e em seu entorno. Inicialmente, o efetivo ficará na sede do 18o BPM (Jacarepaguá). Até a semana que vem, serão inaugurados dois contêineres onde será instalada a unidade: um na Estrada Campo de Areia e outro na Estrada da Covanca.
Nesta quarta-feira, o comando do 18º BPM realizou uma operação na comunidade para garantir que profissionais de concessionárias como Light, CEG e Cedae pudessem fazer as respectivas instalações, a fim de garantir o pleno funcionamento da unidade. Futuramente, será reformado um imóvel que servirá de base fixa para a Companhia.

Segundo o relações-públicas da corporação, o tenente-coronel Claudio Costa, depois da ocupação do Complexo do Lins, o setor de inteligência da PM percebeu um aumento de demanda por policiamento na Covanca, daí a importância de uma companhia destacada no local.

– A Covanca será patrulhada 24 horas por dia. Antes, o 18º BPM (Jacarepaguá) fazia operações pontuais. Agora, temos uma ocupação definitiva da área. Nosso objetivo é assegurar que os índices de criminalidade na região sejam reduzidos, trazendo mais segurança aos moradores – disse Costa.

De acordo com Claudio Costa, cada batalhão possui companhias, que costumam funcionar na estrutura física do próprio batalhão. As companhias destacadas, entretanto, sempre têm sede fora do batalhão da área onde atuam, geralmente com o objetivo de distribuir melhor o patrulhamento em regiões que necessitam de maior segurança.

Além da nova unidade, na Covanca, existem mais duas companhias destacadas da PM em funcionamento no Rio de Janeiro: uma em Botafogo e uma em Duque de Caxias. Existente desde junho de 2011, a Companhia Destacada de Botafogo tem sede no Morro Azul, onde atuam 10 homens. O restante do efetivo, de 140 policiais, faz patrulhamento pelo bairro.

Inaugurada em agosto deste ano, a Companhia Destacada do Complexo da Mangueirinha, em Caxias, conta com um efetivo de 174 policiais, distribuídos em quatro contêineres, cada um instalado em uma comunidade: Morro da Mangueira, Morro do Sapo, Santuário e Corte 8.