Polícia Federal em ação no Rio contra informática ilegal

Arquivado em:
Publicado Sexta, 15 de Fevereiro de 2008 às 05:52, por: CdB

A Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal iniciou nesta quinta-feira uma operação para reprimir o contrabando em lojas de informática. A ação começou no Shopping Iguatemi, em Vila Isabel, na Zona Norte, onde foram encontradas irregularidades em cerca 20 das 28 lojas que comercializam produtos de informática. O principal problema encontrado foi a ausência de notas fiscais das mercadorias.

Cerca de 25 auditores e analistas da Receita Federal participaram da ação no Iguatemi, com apoio do Batalhão de Choque da Policia Militar. Foram apreendidos mais de 100 notebooks e cerca de 80 caixas com processadores, placas mãe e outros artigos de computadores.

Segundo o auditor José Francisco Reis, foi a primeira operação no estado, mas ele informou que a Receita Federal pretende inspecionar todas as lojas de informática do Rio de Janeiro e do Espírito Santo para reprimir o contrabando.

– Essa operação é apenas o começo de uma operação maior, que visa cobrir todos os shoppings e lojas de informática no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. É uma fiscalização mais efetiva daquilo que chamamos de zona secundária, ou seja, aquela que não é a dos portos, aeroportos e áreas de fronteira, é o comércio em geral, afirmou.

Em 2007, a Receita Federal apreendeu em todo o Brasil produtos avaliados em mais de R$ 1 bilhão. A Receita também constatou um aumento de 200%, em relação a 2006, no número de mercadorias piratas ou que não atendiam as normas técnicas do Instituto nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Imetro). Os produtos apreendidos serão doados a entidades beneficentes ou órgão públicos.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo