Polícia desmantela quadrilhas que aplicariam golpes durante o Pan

Arquivado em:
Publicado Quarta, 30 de Maio de 2007 às 07:50, por: CdB

Não só os fãs do esporte estão se preparando para vir ao Rio por causa dos Jogos Pan-americanos. A Polícia Civil prendeu quadrilhas de estelionatários que haviam migrado para a cidade para se aproveitar dos turistas que vão invadir a cidade antes, durante e depois do Pan. Segundo o delegado Fernando Veloso, titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat), as investigações continuam porque há suspeitas de que ainda haja mais envolvidos, que ainda não foram presos.

- A gente já esperava esse interesse. O Rio vai receber um fluxo muito grande de dinheiro - contou Veloso que disse ainda que, depois da prisão de alguns golpistas, as investigações revelaram que eles eram ligados a estelionatários de outros Estados. - É natural que essas quadrilhas voltem a atenção pra cá. Investigações já iniciadas com a prisão dessas pessoas não terminaram - afirmou o titular da Deat, sem especificar quais seriam as quadrilhas investigadas, nem fornecer mais dados sobre as já presas, alegando que atrapalharia as buscas.

Além do monitoramento das quadrilhas de estelionatários, Veloso explicou que outras medidas de segurança estão sendo tomadas pela delegacia para reforçar a segurança durante o Pan. Entre as ações previstas, há um estudo para instalar unidades cartoriais de atendimento, que estão sendo negociadas com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Segundo a secretaria, os veículos seriam extensões de atendimento da Deat e da Polícia Federal a turistas, agilizando os processos judiciais.

A assessoria de imprensa da secretaria informou, entretanto, que o local e a possibilidade de implantação desses núcleos ainda não foram definidos.

Redução no "Boa Noite, Cinderela"

Uma medida que, segundo o delegado Veloso, garantiu a redução de crimes contra turistas foi o cadastro de todas garotas de programas que atuam na Zona Sul do Rio. Entre os estrangeiros, o golpe "Boa Noite, Cinderela", em que se coloca um entorpecente para fazer a vítima dormir, era muito utilizado.

- Só pelo fato de ter fotogrado e qualificado as prostitutas, foi reduzido o indíce do "Boa Noite, Cinderela) quase a zero. Algumas prostitutas foram identificadas e indiciadas. Pretendemos fazer as mesmas medidas com garotos de programa - disse Veloso.

 Roubos diminuíram

O crime mais comum contra turistas, segundo Veloso, é o roubo, principalmente em Copacabana, na Zona Sul, região que concentra boa parte dos que visitam o Rio. Segundo ele, Copacabana representa 60% dos registros de roubos a turistas na cidade.

O delegado divulgou estatísticas de roubo registrados na Deat em 2006 e 2007. Apesar de casos como o das duas turistas tchecas que foram atacadas a dentadas por assaltantes no Maracanã, Zona Norte do Rio, reforçarem a sensação de insegurança nos turistas, houve uma redução de cerca de 7% nos roubos a turistas na cidade neste ano, se comparados os quatro primeiros meses deste ano com o do ano passado.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo