Polícia Civil irá receber curso sobre direito dos animais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 11 de novembro de 2015 as 09:33, por: cdb

Por Redação – do Rio de Janeiro:

Policiais civis do Rio de Janeiro irão receber nesta quinta-feira um curso com orientações sobre os direitos dos animais. A inédita parceria da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), da OAB- RJ tem como objetivo capacitar policiais e delegados para facilitar as investigações em caso de abandono e maus tratos. Segundo o presidente da CPDA da OAB -RJ, Reinaldo Veloso, há resistência nas delegacias para registrar casos desse tipo.

– Na verdade, esse tipo de resistência ainda acontece e esta é uma das finalidades do curso que nós estamos fazendo em parceria com a Acadepol. Para qualificar os profissionais que trabalham nas delegacias da Polícia Civil de todo o Estado, para que eles realizem um atendimento mais eficiente e quando surgirem queixas de maus tratos, o policial saiba qualificar essa queixa, registrar e fazer com que a investigação prossiga. A Polícia Civil é nossa parceira nisso e nós temos certeza que esse curso vai alcançar todas as delegacias e fazer bem para sociedade – afirmou.

Ainda de acordo com Veloso, a disponibilização do curso representa apenas um passo na causa de proteção e defesa dos animais.

– O ser humano precisa se adaptar, mudar sua maneira de entender porque os animais não estão aqui para servi-los. É preciso que as pessoas saibam que o animal sente fome,frio, medo, tem sentimentos. Isso está mudando e esse passo é muito importante nessa mudança – disse.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro irão receber nesta quinta-feira um curso com orientações sobre os direitos dos animais
A Polícia Civil do Rio de Janeiro irão receber nesta quinta-feira um curso com orientações sobre os direitos dos animais

Sobre a CPDA

A Comissão de Proteção de Defesa dos Animais (CPDA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) -RJ é uma organização que visa desenvolver atividades voltadas ao bem estar animal com o apoio institucional a diversas entidades e programas de proteção animal, assim como as parcerias com entes que atuam defendendo a guarda responsável e os direitos dos animais. Presidida por Reynaldo Velloso, biólogo e advogado, ela trabalha com simpósios, congressos, palestras com temas educacionais de amor e preservação aos animais e seus direitos à vida.

Reynaldo explica que é preciso estar constantemente em combate a crueldade, maus tratos e abandono, através de ações práticas como propostas de legislação mais severa, com penas apropriadas a cada caso, preservação da fauna silvestre, doméstica e marinha. Porém, as dificuldades são muitas. “O tema é novo, ainda carece de nova abordagem com a sociedade, que entende que as ações devem ser focadas em cães e gatos. A defesa, na prática, incluiu toda a fauna, como: silvestres, exóticos e domésticos. Precisamos de programas governamentais, de políticas públicas para os animais e de um apoio maior da imprensa, sem o qual dificulta o trabalho de conscientização”, explica.

Lançamento do curso de orientação sobre os direitos dos animais. Parceria CPDA/OAB-RJ e Acadepol
Dia: 12 de novembro
Horário:11h
Endereço: Plenário da OAB – RJ Av. Marechal Câmara, 150. 4º Andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ